ESTUDO MORFOMÉTRICO DE ABELHAS JANDAÍRA (Melipona subnitida Duck) CRIADAS EM CORTIÇOS RACIONAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE – PB
Resumen
Em virtude da grande disseminação da abelha Jandaíra (Melipona subnitida Duck) em diversas regiões do Nordeste brasileiro, este trabalho teve por objetivo realizar um estudo morfométrico desta espécie de melipona, criada em cortiços artificiais no município de São João do Rio do Peixe – PB. A pesquisa foi dimensionada em um meliponário presente na região Sertaneja Paraibana, num total de 30 abelhas, de 10 distintos cortiços. Com o auxílio de uma lupa e paquímetro digital fez-se as medidas, onde os espécimes em estudo apresentaram, em média, 8,85mm de Comprimento Transversal; 3,38mm de Comprimento Longitudinal; 7,84 mm de Pernas Coletoras; 6,99mm de Asas Anteriores; 5,18mm de Asas Posteriores, ambos com um peso médio de 0,0520mg. Além das mensurações, foram descritas as características morfológicas externas como coloração, pilosidade, de modo que configurasse entomologicamente a espécie em estudo. Há uma necessidade de se estudar a variabilidade genética através de análises moleculares para uma melhor compreensão da diversidade e dinâmica dessas populações de insetos, bem como fazer uma revisão mais ampla dos subgêneros, em se tratando de morfologia descritivaDescargas
Archivos adicionales
- ESTUDO MORFOMÉTRICO DE ABELHAS JANDAÍRA (Melipona subnitida Duck) CRIADAS EM CORTIÇOS RACIONAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE – PB. (Português (Brasil))
- ESTUDO MORFOMÉTRICO DE ABELHAS JANDAÍRA (Melipona subnitida Duck) CRIADAS EM CORTIÇOS RACIONAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE – PB (Português (Brasil))
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.