Pratos culinários sofisticados utilizando o mel da abelha Partamona cupira Smith, 1863
Palabras clave:
Culinária nordestina. Gastronomia. MeliponiculturaResumen
Objetivou-se trabalhar a valorização e agregador valor a produção de mel produzido pelas abelhas sem ferrão, (Partamona cupira), permitindo aos meliponicultores uma potencialização do mel como matéria prima em pratos sofisticados salgados e doces finos. Tendo em vista o mel ser uma fonte de nutrientes, como: cálcio, fósforo, potássio, sódio, vitaminas C e B,
além de proteínas e carboidratos. O trabalho foi desenvolvido na comunidade rural Sitio Duas Serras do município de Serra Branca no cariri paraibano. Com esse objetivo de utilizar o mel como ingrediente de pratos tradicionais da culinária nordestina, combinando com uma variedade de outros
ingredientes regionais, foram criados pratos como: vinagrete, carne, molho, massas, doces, brigadeiros, ganaches e tortilhas e sempre tendo o mel como ingrediente marcante. Dentre os pratos criados os destaques foram, o doce de umbu com mel, o alfajor que utiliza caju com mel, brigadeiro
com fruta de palma e mel, a empada salgada com carne de sol caramelizada com mel, molho rozmel com mel emaionese, carne na nata com mel, bolo trufado com mel e Umburana de cheiro (Amburana cearensis), cocada de coco e mel, bolo de caco com mel, lasanha com coroa de frade e mel. Priorizando sempre a valorização dos produtos nordestinos nas receitas. Com isso, observou-se a gama de possibilidade de trabalhar a cultura do mel de varias maneiras oportunizando e beneficiado os produtores, além de contribuir para a formação de um cardápio típico com produtos da região.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.