O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO SISTEMA PRISIONAL
Resumen
O estudo é resultado das experiências pedagógica / metodológica vivenciadas com o Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos – EJA - prisional sobre plantas medicinais, tendo como objetivo contextualizar a temática das plantas medicinais nas aulas de biologia e química da EJA prisional de Cajazeiras – PB, perante relatos de uso de forma inadequada. O delineamento metodológico se deu no desenvolvimento e aplicação de questionários estruturados, palestra, vídeos e jogos. A pesquisa revelou que 22% dos alunos fazem uso de plantas medicinais todos os dias e de forma inadequada como mostra que 63% utilizam a forma de decocção para o preparo de chás, utilizando os mais variados tipos, sendo as mais citadas boldo, hortelã, camomila e erva-doce. Entretanto, deve ficar claro que a abordagem de temas transversais nas aulas de química e biologia é de grande relevância, visto que contribui para a formação cidadã.Descargas
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