FATORES DE RISCO OCUPACIONAIS E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O ACOMETIMENTO DE TRABALHADORES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Palabras clave:
Fatores de risco, Hipertensão, Saúde do trabalhador.Resumen
INTRODUÇÃO: Diversos fatores relacionados à atividade ocupacional têm exposto o indivíduo a tais conflitos que resultam em comprometimentos à saúde, tais como o aumentado risco de desenvolver doenças cardiovasculares, dentre elas, a hipertensão arterial sistêmica. Tal fato tem gerado grandes preocupações levando-se em conta o ritmo de vida moderno e os conflitos gerados por este entre qualidade de vida e ritmos biológicos. OBJETIVO: Identificar agentes ocupacionais que possuam influência sobre o risco de desenvolver hipertensão e doenças cardiovasculares. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, utilizando-se dos descritores: “hipertensão” ‘’trabalho’’ e ‘’riscos ocupacionais’’, acrescidos do operador booleano ‘’AND’’. Tomando-se, como critérios de inclusão, artigos na íntegra, em português, desde 2010 até o ano atual, que contemplassem a temática escolhida, excluindo-se revisões de bibliografia. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foram selecionados 15 artigos, os quais confirmaram correlação positiva entre agentes relacionados à labuta e incremento do risco de acometimento cardiovascular e hipertensão arterial, elegendo como fator preponderante o estresse, além de elencar outros fatores: ritmo, organização, posturas requeridas, jornadas prolongadas, trabalho em turnos e noturno, baixa capacidade para o trabalho, altas demandas, baixo controle, baixo apoio social, entre outros, como inerentes ao surgimento de tais problemas. CONCLUSÃO: Diante do exposto nota-se que os agentes ocupacionais apresentam vultosa influência sobre a prevalência de casos de hipertensão e acréscimo do risco cardiovascular nos trabalhadores suscetíveis. Outro ponto que merece destaque é o fato de que tais fatores são passíveis de alterações que permitem minimizar a intensidade da exposição dessa classe, permitindo concomitante redução dos riscos dos comprometimentos à saúde acima citados, bem como, das complicações a estes decorrentes, possibilitando benefícios não somente para a integridade do trabalhador, mas também para os empregadores no que desrespeito à redução das taxas de absenteísmo e gastos com afastamentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.