IMPORTÂNCIA DO VER-SUS PARA VALORIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: Òtica de um estudante
Palabras clave:
Fatores de risco, Hipertensão, Saúde do trabalhador.Resumen
INTRODUÇÃO: O Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) é um projeto do Ministério da Saúde e da Rede Unida com foco na formação de trabalhadores para atuarem no SUS e em razão dele. Proporciona a estudantes e profissionais conhecer a execução das políticas de saúde em seus componentes distais.OBJETIVO: Relatar a importância do projeto VER-SUS para a valorização das políticas públicas de saúde sob o ponto de vista de acadêmicos da área da saúde. RELATO: Na oportunidade do projeto que ocorreu entre outubro e novembro de 2016, durante os nove dias, visitando-se os seguintes espaços/instituições: Hospitais gerais; Instituições de longa permanência; Assentamentos; Cadeia pública feminina; Lixão; Casa dos conselhos; Comunidade Quilombola e Cigana, os participantes conheceram respectivamente a história e como operava cada serviço de saúde na localidade. No final do dia realizavam-se oficinas que os inteiravam sobre gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social, processos de educação na saúde e empoderamento. Possibilitou-se novas formas de conhecimento sobre os serviços; funcionamento dos mesmos; e a satisfação, desejos e anseios dos usuários, problematizando-se, desta forma, as políticas de saúde aplicada para tal grupo. Promoveu-se debates/grupos focais ao final de cada dia, instigando e estimulando práticas e saberes em saúde. CONCLUSÃO: Novas práticas como esta devem ser divulgadas e ampliadas para fortalecer o SUS e engajar as pessoas acerca do funcionamento dos serviços propostos para o seu uso, permitindo que as ofertas de saúde se adequem cada vez melhor às demandas populacionais. No âmbito profissional, isto possibilita que através do conhecimento acerca do modo de vida e necessidades das minorias, maior preparação para planejar ações, gerir e atuar em serviços, isto torna-se ainda mais relevante diante da carência de profissionais preparados para atuar com as individualidades e peculiaridades existentes no território brasileiro.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.