ANOREXIA EM ADOLESCENTES NO BRASIL
Palabras clave:
Anorexia, adolescentes, distúrbio.Resumen
A anorexia é um distúrbio de imagem, onde o paciente não consegue aceitar seu corpo, o indivíduo tem a impressão que está com o peso acima dos níveis da realidade. A causa exata da anorexia é desconhecida, mas acredita-se que fatores psicológicos, biológicos e ambientais estejam envolvidos para a doença se desenvolver. A anorexia acomete, em sua expressiva maioria, adolescentes, que chega a corresponder a maioria dos casos. Mediante essas afirmativas fez se necessário realizar este estudo o qual objetivou compreender a anorexia, seus sintomas e causas. E para obter essas informações realizou-se uma análise através de artigos e de fontes seguras para produzir o conteúdo. A anorexia é um problema de relevância social, o que sugere a necessidade de incrementar as medidas de prevenção e controle. O estudo aponta também, a necessidade de compreender esse contexto, e estabelecer medidas para evitar sua ocorrência, a qual permitirá benefícios na saúde mental e física dos adolescentes e jovens.Citas
CARVALHO, Marianne Lima de; LIMA, Deyseane Maria Araujo. A Anorexia em Adolescentes Sob a Ótica da Gestalt-terapia: The anorexia in adolescents from the perspective of Gestalt therapy. IGT rede, Rio de Janeiro , v. 14, n. 26, p. 23-30, 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262017000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2018.
JEAMMET, P. Abordagem psicanalítica dos transtornos das condutas alimentares. In: URRIBARRI, R. (Org.). Anorexia e bulimia. São Paulo: Escuta, 1999. p. 29-49
LACAN, J. A direção do tratamento e os princípios de seu poder (1958). In: ______. Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Revisão técnica de Antonio Quinet e Angelina Harari. Preparação de texto de André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p. 591-652. (Campo Freudiano no Brasil).
LACAN, J. O seminário, livro 4: a relação de objeto (1956-1957). Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Tradução de Dulce Duque Estrada; revisão de Angelina Harari. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
LADEIRA, Tatiane de Fátima; COPPUS, Alinne Nogueira Silva. Anorexia e adolescência: uma articulação à luz da psicanálise. Reverso, Belo Horizonte , v. 38, n. 71, p. 75-81, jun. 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-73952016000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2018.
PENA, D. S. C. A anorexia e o outro: o paradoxo na relação do sujeito com o desejo. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em psicologia) - Universidade Federal de São João del Rei, São João del Rei, 2014.
PENCAK, S.; BASTOS, A. Anorexia mental e feminilidade. Ágora. Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 347-363, jul./dez. 2009.
RODULFO, M. As bonecas: dietantes e anoréxicas - uma questão de gênero. In: JERUSALINSKY, A. N. Adolescência: entre o passado e o futuro. 2. ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999. p. 133-144.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.