FATORES DE RISCO DO SUICÍDIO NAS ESCOLAS
Palabras clave:
Transtornos mentais, Depressão, Suicídio escolar.Resumen
Sabe-se que uma das principais consequências de determinados transtornos mentais e psicológicos como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e abusos de drogas constitui-se em um ato agressivo contra si mesmo, o suicídio. O mesmo vem perseguindo a sociedade à tempos e visto com diversos olhares diferentes como: Religião, filosofia e psicologia. O suicídio vem causando inúmeras mortes em todo o mundo, ocorrendo também com jovens de idade escolar. O presente artigo, intitulado: Suicídio na escola: Fatores de risco e depressão, busca através de uma revisão bibliográfica, responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as principais causas contribuintes para o percentual de suicídios na escola? Para isso, foi elegido o seguinte objetivo geral: Apresentar alguns fatores de risco associados ao suicídio, de forma que haja esclarecimento do assunto abordado. Percebido o objetivo geral, elencou-se os específicos: Descrever suicídio, utilizando-se de alguns dados que demonstrem sua triste atuação na comunidade; Conhecer os principais fatores que corroboram para o ato suicida em discentes; Discutir sobre depressão. O presente assunto, apesar de tratar-se de um conteúdo de grande relevância à sociedade, não é ainda muito difundido principalmente na comunidade escolar, o que faz com que o artigo, de certa forma, colabore ou ajude de forma positiva na área. Percebeu-se, também, que alguns fatores colaboram para a consumação do ato em adolescentes, como as mudanças físicas, psicológicas e a depressão, podendo ser causados por diversos e diferentes fatores, entre os quais genéticos e situações traumatizantes.Citas
CAMPOS ROSA, Josiane; PRETTE, Aparecida; PRETTE, Almir. Relações entre depressão habilidades sociais, sexo e nível socioeconômico em grandes amostras de adolescentes. São Paulo, 20018.
CLAUMANN SALVADOR, Gaia; PINTO ARAUJO, André; SILVA, Diego; PELEGRINE, Andreia. Prevalência se pensamentos e comportamentos suicidas e associações com a insatisfação corporal em adolescentes. Florianópolis, 2017.
GERHARDT, Tatiana (org.); SILVEIRA, Denise (org.); Metodos de pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1º ed. 2009.
VIOLA, Daniela. Vygotsky com Lacan: Considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência. Minas Gerais, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.