INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE DEPRESSÃO E SUICÍDIO PARA ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Educação em saúde, Adolescente, Saúde na escola.Resumen
Introdução: É necessário abordar o conceito da depressão, sendo esta uma condição patológica que pode se desenvolver em qualquer faixa etária. Em jovens a depressão ainda pode ser acompanhada de comportamentos de riscos, como: delinquência, promiscuidade, tabagismo, abuso de álcool e de drogas e risco de suicídio. Objetivo: descrever a vivência com adolescentes para a construção do conhecimento coletivo sobre as temáticas depressão e suicídio dentro do contexto escolar. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciada através de uma intervenção educativa com adolescentes do terceiro ano de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB. Resultados: percebeu-se o desenvolvimento de conhecimentos nos alunos relacionados aos conceitos das duas temáticas, como também seus sintomas, características, bem como a construção de possibilidades no qual os mesmos puderam relatar suas experiências. Considerações finais: Assim, fica claro a importância de trabalhar a educação em saúde com esse público, realizando atividades contínuas e com metodologias lúdicas, usando a escola e os professores como grandes aliados.Citas
BARATA, C. V. A Relação entre a Ansiedade, Depressão e Stress e os Comportamentos Autolesivos e a Ideação Suicida nos Adolescentes. Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, 2016. Disponível em: http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/5280/1/20700.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.
BARRETO, R. M. A. et al. Shares in health education for public teen: an integrative review. Rev. APS. 2016 abr/jun; 19(2): 277 – 285. Disponível em: http://www.upe.br/posfop/mestradohebiatria/phocadownload/userupload/sugestoes-de-leitura/ACOES_EDUCATIVAS_EM_SAUDE_PARA_O_PUBLICO_ADOLESCENTE_UMA_REVISAO_INTEGRATIVA.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, n. 135, 16 jul 1990. Seção 1, p. 13563-13577.
CARNEIRO, R. F. et al. Sex education in adolescence: an approach in the school contexto. S A N A R E, Sobral, V.14, n.01, p.104-108, jan./jun. – 2015. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/617/334. Acesso em: 25 de junho de 2018.
ERSE, M. P. Q. A. et al. Depressão em adolescentes em meio escolar: Projeto + Contigo. Rev. Enf. Ref., Coimbra , v. serIV, n. 9, p. 37-45, maio 2016 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 de junho de 2018.
HEIMANN, C. et al. Acquiring nursing knowledge through the constructivist method. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 997-1000, agosto 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n4/0080-6234-reeusp-47-4-0997.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.
LEMOS, I. C. S. et al. Educational technology to work sexuality of teenagers in the school environment. R. Interd. v. 8, n. 3, p. 110-118, jul. ago. set. Crato-CE, 2015. Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/738/pdf_242. Acesso em: 25 de junho de 2018.
MELO, A. K.; SIEBRA, A. J.; MOREIRA, V. Depressão em Adolescentes: Revisão da Literatura e o Lugar da Pesquisa Fenomenológica. Psicologia Ciência e Profissão, vol. 37, núm. 1. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v37n1/1982-3703-pcp-37-1-0018.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.
MOREIRA, L. C. O.; BASTOS, P. R. H. O. Prevalência e fatores associados à ideação suicida na adolescência: revisão de literatura. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional , SP. Volume 19, Número 3, Setembro/Dezembro. São Paulo, 2015: 445-453. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00445.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.
PIANTINO, C. B. et al. Proposals for educational actions in the school environment as a health promotion practice. Ciência et Praxis v. 9, n. 17, 2016.
RESENDE, C. et al. Depressão nos adolescentes: mito ou realidade?. Nascer e Crescer, Porto, v. 22, n. 3, p.145-150, set. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-07542013000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 de junho de 2018.
SANTOS, A. M. Depressão na adolescência e o papel da escola em conjunto com a família. FAPI Faculdade de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba-SP, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.funvicpinda.org.br:8080/jspui/bitstream/123456789/630/1/AlineSANTOS.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2018.
VIERO, V. S. F. et al. Health education with adolescents: analysis of knowledge acquisition on health topics. Esc Anna Nery, v. 19, n. 3, p.: 484-90, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452015000300484&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 de junho de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.