Métodos simples para determinação do perímetro e área de terrenos com pequenas dimensões
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6915Palabras clave:
Topografia, Agricultura familiar, “Smartphone”.Resumen
Além de suas bases científicas, a agroecologia incorpora conhecimentos empíricos, acumulados pelos próprios agricultores, na busca por padrões de produção mais sustentáveis. Na agricultura familiar, em geral, o manejo do solo e das plantas é realizado de maneira pouco agressiva e é comum o uso de métodos tradicionais e de baixo custo, práticas próximas dos valores defendidos pela agroecologia. A maioria dos trabalhos topográficos relacionados com a agricultura familiar é de natureza simples e podem ser realizados pelos próprios agricultores. O objetivo deste trabalho foi comparar os resultados obtidos para a determinação do perímetro e área, de um terreno com pequenas dimensões, através da aplicação de dois métodos distintos: método da triangulação, com o auxílio de uma trena e o método do caminhamento, com o uso de um “smartphone” e um aplicativo GPS. As diferenças entre os valores médios, obtidos com o aplicativo, e os respectivos valores obtidos com a trena foram de 3,35 m (1,1%) para o perímetro e de 81,23 m2 (1,5 %) para área. Quando necessário maior precisão, na determinação do perímetro e área de pequenas propriedades rurais, recomenda-se o uso da trena. O aplicativo pode ser usado como ferramenta de planejamento, na obtenção de dados preliminares.Citas
CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, J.A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. 24p.
LIMA,E.C. Proposta de metodologia para melhora do posicionamento obtido através de receptores GPS de baixo custo. 2018. 197p. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Transportes, São Paulo, 2018.
MAGALHÃES, M.N.; PEDROSO DE LIMA, A.C. Noções de Probabilidade e Estatística. São Paulo: EDUSP, 2002, 392p.
MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O que é a agricultura familiar. Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Disponível, em: < http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/o-que-%C3%A9-agricultura-familiar >. Acesso em: 12/08/2019.
MELO, A.S.; MINÁ,A.J.S.; AQUINO, I.S.; OLIVEIRA, A.G.; ASSIS, V.H.S. O uso do GPS de navegação em pequenas áreas agrícolas. Revista Verde, Mossoró, v.6, n.4, p.137 – 141, 2011.
NASCIMENTO, A.S.; COSTA CRUZ, S.M. Agroecologia. São Luís: IFMA, 2014, 69p.
RODRIGUES, J. C. Topografia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1979, 115p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.