QUALIDADE DE MÉIS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE SOUSA, PARAÍBA
Palabras clave:
Lund, Lugol, Mel, Apis mellifera L.Resumen
O mel é considerado um fluido viscoso, aromático e doce elaborado por abelhas a partir do néctar e/ou exsudatos sacarínicos de plantas, principalmente de origens florais, os quais, depois de levados para a colmeia pelas abelhas, são amadurecidos por elas e estocados no favo para sua alimentação. O mel é proveniente das abelhas e algumas vespas, porém devido a sua domesticação antiga e por ser originária dos principais países consumidores, a abelha Apis mellifera é a espécie considerada como principal produtora do mel comumente utilizado para consumo humano. O mel é uma solução concentrada de açúcares com predominância de glicose e frutose. Contém ainda uma mistura complexa de outros hidratos de carbono, enzimas, aminoácidos, ácidos orgânicos, minerais, substâncias aromáticas, pigmentos e grãos de pólen, podendo conter cera de abelhas procedente do processo de extração. A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de méis comercializados na cidade de Sousa-Paraíba em relação aos parâmetros físico-químicos. Foram avaliadas três amostras de méis (A, B e C) a umidade, atividade de água (Aa), acidez livre, açucares redutores, sacarose, cor, reações de Lund e lugol. Os resultados apresentaram percentuais de umidade de 20,00±1,22, 22,00±0,51 e 16,90±0,30 para as amostras A, B e C respectivamente já Aa indicaram valores de 0,67±0,01, 0,67±0,02 e 0,62±0,003 e acidez livre foram encontrados os valores de 39,80±0,96, 63,19±3,04 e 35,56±1,39, açucares redutores obtiveram 54,09±1,62, 52,23±1,68 e 46,53±0,70, os valores encontrados para sacarose foi de 15,81±8,57, 6,53±2,02 e 17,91±3,42, na cor a amostra A apresentou uma coloração mais clara em relação as amostras B e C, sendo a amostra B a que apresentou coloração mais escura. A reação de Lund foram obtidos os valores de 0,0±0,0, 0,25±0,07, 0,15±0,21, na reação de lugol o resultado foi negativo para todas as amostras. A avaliação feita mostrou que nem todos os parâmetros estão de acordo com o exigido pela legislação, estando em conformidade apenas as amostras A e C para a umidade e acidez, a amostra B para a sacarose, e para a cor e a reação de lugol todas as amostras cumpriram os requisitos exigidos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.