A APLICAÇÃO DA CONCILIAÇÃO NOS CONFLITOS CONSUMERISTAS COMO SAÍDA À CRISE VIVIDA NO PODER JUDICIÁRIO
Resumen
Este trabalho possui o escopo de analisar como a aplicação da conciliação nos conflitos oriundos das relações consumo pode ser uma alternativa para a resolução de litígios em face à crise vivida pelo Poder Judiciário. Busca-se, ainda, investigar se o Brasil tem incentivado o emprego desse instituto nessas questões, ofertando aos conciliadores uma formação técnica adequada para atuar e o que dispõe a legislação vigente. Sabe- se que o acesso à justiça é um direito fundamental com previsão constitucional. Porém, devido a inúmeros fatores, essa garantia se apresenta vilipendiada e a solução de pleitos encontra-se morosa. Assim, a busca por outras formas para dirimir impasses é uma medida que se impõe e, no âmbito das relações de consumo, apresenta-se como meio prático. Para alçar o objetivo dessa produção, empregou-se o método dedutivo, sendo a pesquisa de caráter bibliográfico-documental, bibliográfico em detrimento da utilização do aparato doutrinário e documental pelo amparo da legislação para a fundamentação da discussão. A pertinência dessa pesquisa está no fato de incentivar uma reflexão acerca da desjudicialização de causas que podem ser solucionadas por outros meios. Em suma, a principal consideração alçada por esse estudo foi que o meio autocompositivo mencionado apresenta-se como forte instrumento de harmonização social e redução da imensa busca pela justiça estatal para dirimir controvérsias consumeristas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.