AVALIAÇÃO ECO-METABOLÔMICA DE CULTIVOS COMERCIAIS: UMA BUSCA POR MECANISMO DE RESISTÊNCIA E COMPOSTOS BIOATIVOS
Palabras clave:
CULTIVOS COMERCIAIS, INSETOS PRAGAS, PERFIL ECO-METABOLÔMICO, COMPOSTOS BIOATIVOSResumen
Eco-metabolômica é a aplicação de técnicas metabolômicas à ecologia, a fim de caracterizar as respostas e as interações bioquímicas dos organismos com o meio ambiente. Abordagens metabolômicas não direcionadas fornecem um mapa sobre o conteúdo metabólico das plantas, sob condições bióticas e/ou abióticas específicas. Esse conhecimento pode fornecer maneiras de manipular a interação entre os herbívoros (a praga) e as plantas (cultura), por exemplo, reduzindo o impacto negativo no rendimento, na qualidade dos alimentos e no meio ambiente. Neste trabalho, estamos estudando as interações de culturas comerciais de Gossypium hirsutum e insetos pragas do gênero Spodoptera. Nosso principal objetivo é entender os mecanismos de defesa constitutivos e induzidos para esta planta, procurando compostos bioativos. Folhas de diferentes genótipos dessa espécie, sob pressão biótica e abiótica, foram analisadas por Cromatografia Líquida de Ultra Alta Eficiência hifenada com Espectrometria de Massas de Alta Resolução (UHPLC-QToF MS) e por Cromatografia Gasosa hifenada com Espectrometria de Massas (GC-MS/MS). Para melhor entendimento dos sistemas, o perfil metabolômico foi avaliado em conjunto com análises estatísticas avançadas e ensaios biológicos. Medidas comparativas não supervisionadas agruparam plantas resistentes e suscetíveis, bem como metabólitos correlacionados. Os mecanismos constitutivos e induzidos de resistência dos diferentes genótipos foram associados a compostos orgânicos voláteis e não voláteis, como álcoois e aldeídos de seis átomos de carbono, derivados de indol e flavonóides, etc. Este estudo mostra o potencial metabolômico para identificar compostos bioativos envolvidos na defesa de plantas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.