SÍNTESE DOS COMPONENTES DO FEROMÔNIO SEXUAL DO BICHO-DO-CESTO, Oiketicus kirbyi (LEPIDOPERA: PSYCHIDAE)
Palabras clave:
FEROMÔNIOS, Oiketicus kirbyi, BICHO DO CESTO, ESTERIFICAÇÃO DE STEGLISHResumen
Os feromônios têm fundamental importância no controle de diversas pragas, agindo como atraentes dos insetos em armadilhas para sua captura e reduzindo, assim, o uso de agrotóxicos. A espécie Oiketicus kirbyi conhecida como bicho do cesto, é uma praga que apresenta grande importância econômica, ela é polífaga e ataca diversas partes das plantas. Os insetos desfolham a planta para construção de cestos e para a alimentação provocando grandes perdas na produção de diferentes culturas atacadas, como em plantações de dendezeiros nas Américas tropicais e, principalmente, em plantações de eucalipto. Nesta espécie, o macho se transforma em mariposa ao atingir a fase adulta, a fêmea permanece com a forma de lagarta, passando todo o ciclo de vida dentro de um casulo resistente, confeccionado a partir de pedaços de folhas, caule, ramos, flores e frutos, que a lagarta coleta e que lhe ajuda a sobreviver, protegendo-a do ataque de inimigos naturais e das aplicações de inseticidas. Neste contexto, a busca por alternativas sustentáveis para o controle desta praga é de extrema importância. Os feromônios sexuais de O. kirbyi, já descritos na literatura, são: octanoato de metilbutila; nonanoato de metilbutila; decanoato de metilbutila; decanoato de metilpentila; e dodecanoato de metilbutila. Assim, o objetivo desse trabalho é sintetizar estes compostos através de reações de esterificação de Steglish, com álcoois secundários, ácidos carboxílicos, DCC (diciclohexilcarbodiimida) e DMAP (4-dimetilaminopiridina). Os produtos obtidos foram analisados por Cromatografia Gasosa hifenada com espectrometria de massas (CG/EM) e espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) de hidrogênio 1H e de carbono 13C. Os produtos apresentam fragmentação e sinais característicos de ésteres ramificados e de cadeia longa. Mesmo sendo ésteres estericamente impedidos, as reações ocorreram de forma eficiente, com rendimentos variando de70% a 90%.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.