POTENCIAL DE ÓLEOS ESSENCIAIS NA DETERRÊNCIA ALIMENTAR DE Plutella xylostella L. (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE) EM COUVE
Palabras clave:
COMPOSTOS VEGETAIS, MANEJO, TRAÇA-DAS-CRUCÍFERAS, BRASSICASResumen
Larvas de Plutella xylostella L. (traça-das-crucíferas), perfuram as folhas da couve, tornando-as impróprias para o consumo. Na busca por controle alternativo desta, compostos vegetais têm sido testados. Os óleos essenciais são um importante tipo de metabólito secundário de plantas, com grande importância econômica, são alvo de estudos, principalmente no manejo integrado de pragas. Este trabalho objetivou avaliar o efeito de óleos essenciais de pimenta rosa (OP), eucalipto (OEG) e citronela (OC) na deterrência alimentar de larvas de P. xylostella em laboratório. Os bioensaios foram realizados em condições controladas (25 ± 1 ºC, 65 ± 10% UR e fotofase de 14 horas). Foram utilizados discos foliares de couve-verde (9 cm Ø), submersos por 30 segundos em 100 ml de cada um dos óleos, nas concentrações de 0,05% e 0,8% e na testemunha, em água destilada, em seguida acondicionados em placas de Petri. Em todos os tratamentos foi utilizado Tween® 80 a 1% para diluição. Sobre cada disco foi colocada uma larva de 3° instar de P. xylostella, sendo realizadas 10 repetições por tratamento. Avaliações de consumo foliar foram feitas após 24 e 48 h de exposição das larvas. O consumo foliar foi medido com auxílio do software Bioleaf (análise foliar) (UFMS/CPPP) e as proporções médias comparadas por Kruskall-Wallis, seguido de Dunn (α= 0,05). O consumo foliar para as testemunhas foi em média de 0,43% e 0,86% para 24h e 48h, respectivamente. Em 0,05%, somente o de OC foi menor que a testemunha. Em 0,8%, o consumo foi menor em todos os tratamentos contendo óleo comparado com a testemunha (H= 39,7261; p< 0,001). Para OC foi de 0% em 24 e 48h, respectivamente, para OP de 0,1% e 0,3% e para OEG, 0,09% e 0,25%, sem diferença entre este (H= 1,1149, p>0,5). Todos os óleos apresentaram potencial efeito na deterrência alimentar.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.