ESTUDO FITOQUÍMICO E PROPRIEDADE ANTIOXIDANTE DE Piper glandulosissimum E Piper madeiranum
Palabras clave:
EXTRATO ETANÓLICO, PIPER, DPPH, ABTS.Resumen
Piperaceae é considerado um dos clados mais basais entre angiospermas encontradas em regiões tropicais e subtropicais. Entre os gêneros pertencentes à família, Piper é de longe o maior, com quase 2000 espécies encontradas em ambos os hemisférios em regiões tropicais e temperadas. Espécies de Piper são geralmente utilizadas popularmente na medicina e culinária. Estudos com espécies do gênero revelam a alta produção de compostos da classe das policetídeos, flavonoides, lignanas e fenilpropanoides além da alta produção de óleos essenciais. Entre as espécies do gênero, podemos destacar P. glandulosissimum e P. madeiranum conhecidas popularmente como “pimenta de macaco”. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo fitoquímico dos extratos das folhas de P. glandulosissimum e P. madeiranum coletadas no estado do Amazonas e amálisar suas propriedades antioxidante (DPPH e ABTS). Análise por LC-MS dos extratos etanólicos das folhas de P. glandulosissimum revelou a presença de crisina, naringenina e baicaleína. Enquanto para o extrato de P. madeiranum foi encontrada a naringenina, galangina e crisina. Os testes da atividade antioxidante apresentaram valores Concentração Efetiva média (CE50) DPPH e ABTS de 95,6 µg/ml, 50,2 µg/ml para o extrato de P. glandulosissimum e 74,8 µg/ml, 47,6 µg/ml para P. madeiranum, respectivamente. Os testes das propriedades antioxidante dos compostos apresentaram valores de CE50 para crisina de 20,4 µg/ml, 290,2 µg/ml, para naringenina de 280,3 µg/ml, 160,6 µg/ml, para baicaleína de 30,4 µg/ml, 79,0 µg/ml e para galangina 84,3 µg/ml, 22,2 µg/ml, para DPPH e ABTS respectivamente. Os resultados mostram que tanto os extratos das duas espécies de Piper, quanto os compostos testados apresentaram propriedades antioxidantes.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.