INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL INSETICIDA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Melaleuca leucadendra SOBRE A Plutella xylostella
Palabras clave:
BRASSICAS, ÓLEOS ESSENCIAIS, (E)-NEROLIDOL.Resumen
A Plutella xylostella é uma das mais importantes pragas de interesse agrícola, seus danos podem causar a perda total da lavoura. Atualmente, seu controle tem sido realizado por meio de inseticidas sintéticos, altamente tóxicos, e que por meio do seu uso contínuo, cada vez em maior quantidade, tem promovido o surgimento de populações resistentes. Estudos de produtos derivados de matrizes vegetais, como os óleos essenciais (OEs) de baixa toxicidade a organismos não-alvos e ao meio ambiente, desperta interesse de pesquisadores como fonte alternativa aos inseticidas sintéticos. Melaleuca leucadendra, tem como característica a alta produção de óleos essenciais, relatado como antimicrobiano, fungicida e acaricida, surge como uma candidata para o controle da praga. Os OEs obtidos das folhas e frutos de M. leucadendra, por meio da técnica de hidrodestilação, apresentaram rendimento de 0,30%±0,02 e 0,18%±0,01, respectivamente. Análise por CG-EM dos OEs revelou predominância do sesquiterpeno (E)-nerolidol tanto nas folhas (95,49%±1,32) quanto nos frutos (92,06%±0,45). O potencial inseticida sobre a P. xylostella dos OEs das folhas e frutos de M. leucadendra e do (E)-nerolidol isolado por cromatografia em coluna, foi realizado através dos bioensaios de toxicidade larvicida e embriocida. Os OEs das folhas (CL50 = 0,17 mg/mL), frutos (CL50 = 0,15 mg/mL) e o (E)-nerolidol (CL50 = 0,18 mg/mL) revelaram toxicidades estatisticamente iguais às larvas de P. xylostella. Por outro lado, os OEs dos Fruto (CL50 = 0,28 mg/mL) e das Folhas (CL50 = 0,23 mg/mL) foram mais tóxicos aos ovos de P. xylostella do que o (E)-nerolidol (CL50 = 0,66 mg/mL). Comparando os resultados obtidos para os OEs e o (E)-nerolidol com o inseticida comercial Azamax®, verifica-se que tanto os OEs quanto o (E)-nerolidol apresentaram maior toxicidade as larvas e ovos de P. xylostella do que o Azamax ® (larvas-CL50 = 2,75 mg/mL; ovos-CL50 = 2,57 mg/mL).Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.