ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS COM AÇÃO FEROMONAL SEXUAL EM OVINOS (Ovis aries) DESLANADOS DA RAÇA MORADA NOVA
Palabras clave:
OVINOS, COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS, ESTRO.Resumen
A sincronização estral é um passo fundamental para utilização de várias biotécnicas e a melhoria da eficiência reprodutiva de rebanhos. A utilização de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) pode ser eficaz para realização desse procedimento, sem o uso de hormônios sintéticos, obtendo-se um rebanho que se aproxima da produção orgânica. O objetivo do trabalho foi o isolamento e a caracterização química dos COVs liberados por ovinos da raça Morada Nova com ação na sincronização do estro em fêmeas em anestro. Todo experimento em campo (coleta dos voláteis dos machos e o bioensaio com as fêmeas) foi realizado com animais da EMBRAPA Caprinos e Ovinos (Sobral - CE). A etapa laboratorial foi conduzida nas instalações do Laboratório de Pesquisa e Recursos Naturais (LPqRN) do Centro de Ciências Agrárias – CECA, da Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Alagoas). Para obtenção dos COVs, foram utilizados 30 machos ovinos das raças: Morada Nova (10), Santa Inês (10) e Somalis (10), que foram submetidos a extração dos COVs por metodologia previamente estabelecida. Os extratos obtidos foram analisados por cromatografia gasosa acoplada ao espectômetro de massa e três compostos foram elencados para o ensaio biológico: p-cresol, undecano e o 4-etilbenzaldeído, na proporção de 1:1:1. Este foi conduzido utilizando-se quarenta e duas fêmeas ovinas da raça Morada Nova, dividida em dois tratamentos para indução do cio (T1 e T2), no qual T1 foi submetido ao tratamento com os COVs por via olfativa e T2, o grupo controle. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente pelo teste de x-quadrado a 5% de significância, os quais comprovaram eficácia da metodologia utilizada para o isolamento dos voláteis e em promover o estímulo do cio em ovinos Morada Nova.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.