IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMO DE RESPOSTA DA CANA-DE- AÇUCAR (Saccharum sp.) FRENTE A HERBIVORIA POR Diatrea saccharalis
Palabras clave:
CANA-DE-AÇÚCAR, Diatraea saccharalis, HERBIVORIAResumen
A crescente demanda mundial para a produção de energias renováveis em substituição dos combustíveis fósseis tem um grande foco em cana, pois esta é considerada a cultura mais eficiente para a produção de energia. O Brasil é o maior produtor mundial de canade-açúcar com uma produção estimada a safra 2019/2020 de cana-de-açúcar é de 622.268 mil toneladas, a Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera:Crambidae) é um insetopraga de grande importância econômica na cultura canavieira, em função dos sérios prejuízos oriundos do seu ataque, que contribuem para reduções significativas da produtividade agrícola e do aproveitamento industrial. A magnitude dos prejuízos causados pela D. saccharalis aos canaviais tem contribuído para o desenvolvimento de diferentes métodos para o controle dessa praga. As Plantas atacadas defendem-se indiretamente do ataque dos insetos herbívoros emitindo uma mistura de compostos voláteis e não-voláteis que alteram as interações entre elas e seu ambiente. Algumas abordagens para aumentar a defesa das plantas frente aos insetos herbívoros têm sido adotadas. Entretanto, a função de muitos genes que apresentam expressão modificada pela herbivoria permanece ainda desconhecida e os mecanismos de resposta a esse estresse biótico ainda continuam como um grande desafio à pesquisa. Nos últimos anos, alguns estudos têm sido desenvolvidos para desvendar a resposta da planta a herbivoria. Um estudo recente demostrou que durante a herbivoria pela D. saccharalis alguns genes tem sua expressão aumentada na cana-de-acúcar, sendo uma possibilidade para o desenvolvimento de uma estratégia para o controle dessa importante praga para cultura canavieira.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.