ATRAÇÃO DE FÊMEAS DE Cerconota anonella POR DIFERENTES ESTÁGIOS DE Annona squamosa
Palabras clave:
COMPOSTOS VOLÁTEIS, ANONACEAE, LEPIDOPTERAResumen
A pinheira (Annona squamosa) apresentam destaque na fruticultura mundial e grande aceitação comercial. Sua produção se constitui como um importante fator de impacto econômico; entretanto um dos principais obstáculos à exploração econômica destas frutíferas é a existência de um complexo de pragas que atacam estas culturas, tendo como principal praga uma mariposa, a Cerconota anonella. Assim, este trabalho teve como objetivo estudar a atratividade de fêmeas de C. anonella aos compostos voláteis de plantas de A. squamosa em diferentes estádios de maturação (vegetativo, florido e frutífero) que atraem a broca e identificar os compostos voláteis de plantas de A. squamosa no estágio preferencial. Frutos de pinha brocados foram coletados em pomares do município de Coruripe-AL, para obtenção das lagartas, as quais foram mantidas em laboratório, sob dieta artificial, até a fase adulta. Os compostos voláteis emitidos por estas plantas foram coletados pela técnica de headspace dinâmico. Em seguida, bioensaios comportamentais foram realizados em olfatômetro de vidro do tipo Y utilizando-se fêmeas acasaladas de C. anonella com até 5 dias de idade para os testes de preferência pelos extratos. Posteriormente foram feitas as análises utilizando CG/MS. Nos bioensaios foi observado que o tratamento controle não exerce atração, quando comparados com os tratamentos testados. As fêmeas foram atraídas para plantas na fase de floração, porém a fase frutificada foi a preferencial. Dentre as classes de compostos identificados por CG-EM encontra-se terpenos, ésteres, álcoois, cetonas e aldeído. Estas informações sugerem que a praga pode estar presente no campo antes da frutificação.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.