DIREITO À SAÚDE E FINANCEIRIZAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL: UMA RELAÇÃO CONFLITUOSA
Palabras clave:
Tribunal do Júri, Influência Midiática, Liberdade de Expressão, Processo Penal.Resumen
Nos termos do art. 196, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas, visando à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (BRASIL, 1988). Contudo, o mundo capitalista tem levado à redução dos diretos sociais, estando a expropriação presente na gênese do capital, sendo exigida como condição de sua reprodução e expansão (LUPATINI, 2018). Com efeito, o presente trabalho explorará a relação conflituosa entre o direito à saúde e a financeirização da política de saúde no Brasil.
Citas
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 06 out. 2019.
BRAVO, Maria Inês S. A Política de Saúde no Brasil: “trajetória histórica”. In: Capacitação para Conselheiros de Saúde - textos de apoio. Rio de Janeiro: UERJ/DEPEXT/NAPE, 2001.
LAURELL, A. C. Avançando em direção ao passado: a política social do neoliberalismo. In: LAURELL, A. C. (org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. 4. ed. São Paulo: Cortez , 2008.
LUPATINI, M. Notas sobre a expropriação na “odisseia” do capital. In: BOSCHETTI, I. Expropriação e direitos no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018. p. 63-99.
MENDES, Á.; MARQUES, R. M. O Financiamento do SUS sob os “ventos” da Financeirização. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, p. 841–850, 1 jun. 2009.
MENDES, G. F.; BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional. 14. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
SARLET, I. W.; MARINONI, L. G.; MITIDIERO, D. Curso de direito constitucional. 8. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 37. ed. rev. atual. São Paulo: Malheiros, 2014.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2019-11-13 (3)
- 2019-11-13 (2)
- 2019-11-13 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Maria Laura Klein Lazaroto e Jyennyffer Barral Rodrigues
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.