O PAPEL DOS VOLÁTEIS DO HOSPEDEIRO NO COMPORTAMENTO REPRODUTIVO DE Ceratitis capitata
Palabras clave:
SEMIOQUÍMICOS, CAIROMÔNIOS, MOSCA DO MEDITERRÂNEOResumen
C. capitata é a espécie mais invasiva de moscas das frutas de importância econômica devido a sua capacidade de desenvolver-se em diversos frutos hospedeiros ao redor do mundo. Os danos causados aos frutos de importância comercial são decorrentes da oviposição realizada pelas fêmeas após o acasalamento, o que inviabiliza a comercialização de frutas frescas, gerando maiores prejuízos aos fruticultores. A aplicação de pesticidas é a principal metodologia empregada no combate as diversas espécies de moscas das frutas, entretanto, o uso indiscriminado dessas substâncias tem causado prejuízos ao meio ambiente e ao homem. Assim, o desenvolvimento de técnicas que reduzam os riscos de contaminação e que sejam economicamente viáveis devem ser implementadas com o objetivo de diminuir o crescimento populacional desta espécie. O uso de compostos orgânicos voláteis (COV’s), liberados por frutos hospedeiros, tem surgido como método alternativo as práticas usuais de controle de moscas das frutas, uma vez que, tais substâncias podem ser empregadas como atraentes para fêmeas ou modificadores da performance sexual de machos. Desta forma, o presente estudo objetivou: (I) avaliar a atração de fêmeas para formulações contendo compostos voláteis comuns ao feromônio sexual de machos de C. capitata e seu fruto hospedeiro, goiaba; (II) determinar se a exposição de machos de C. capitata a formulações contendo voláteis comuns ao feromônio sexual e o fruto hospedeiro goiaba aumenta a performance sexual de machos virgens. Os resultados demonstraram que as fêmeas foram atraídas para formulações dos compostos individuais α-copaeno, β-cariofileno, (R)-(+)-limoneno e octanoato de etila. Além disso, essas fêmeas foram igualmente atraídas para misturas de dois e cinco componentes quando comparadas com o extrato do hospedeiro goiaba. Os machos expostos ao componente β-cariofileno apresentaram número médio de acasalamento superior aos machos não expostos, evidenciando que este composto contribui para o aumento da performance sexual de machos virgens desta espécie.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.