IDENTIFICAÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DO ANIS-ESTRELADO (Illicium verum)
Palabras clave:
ANIS ESTRELADO, IDENTIFICAÇÃO, EXTRATOResumen
As plantas medicinais se encontram entre os elementos constituintes da biodiversidade, e são utilizadas como remédios caseiros em comunidades tradicionais, bem como são consideradas como matérias-primas para produção de fitoterápicos1. A estrela-de-anis ou anis-estrelado (Illicium verum) é uma planta originária da China, conhecida por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu®). Embora esta espécie apresente muitos estudos acerca de seu óleo essencial, a investigação fitoquímica de seu extrato bruto ainda é insipiente. Assim sendo, o presente estudo teve como finalidade a análise preliminar do extrato bruto de anis estrelado, tendo como objetivo a investigação da composição química do extrato etanólico (70%) do I. verum. O extrato bruto em etanol (70%) foi obtido após maceração das sementes do anis estrelado seguido de concentração da amostra em evaporador rotativo à pressão reduzida. Os testes para avaliação das classes de metabólitos secundários foram realizados seguindo a metodologia descrita por Matos (1997)2. A identificação da presença dos metabólitos secundários foi interpretada de acordo com critérios qualitativos e semi-qualitativos mediante reação corada, formação de precipitado e desenvolvimento de fluorescência após a adição de reagentes específicos. O extrato bruto etanólico do I. verum apresentou resultado positivo para a presença de taninos, flavonoides, saponinas, alcaloides e cumarinas. Com base nos resultados obtidos, a espécie estudada demonstrou a presença de compostos de interesse terapêutico, tornando-se promissora para a continuidade dos estudos fitoquímicos e biológicos, visando à aplicabilidade e desenvolvimento de novos produtos da área farmacêutica, cosmética, alimentícia, dentre outros.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.