ESTUDO QUÍMICO DE Eupalamides cyparissias cyparissias (FABRICIUS, 1776) (LEPIDOPTERA: CASTNIIDAE)
Palabras clave:
SEMIOQUÍMICO, QUÍMICA, LEPIDOPTERA, INSETOResumen
A Arecaceae compreende uma diversidade de plantas de potencial econômico como palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.) e o coqueiro (Cocos nucifera) muitas plantas desta família sofrem com uma diversidade de pragas. Dentre os problemas de cunho fitossanitário que causa perda econômica para estas plantas está a Eupalamides cyparissias cyparissias (FABR., 1776) uma praga relevante distribuída em países como Brasil, Peru, Venezuela e Equador dentre outros. Sua lagarta é uma broca que causa danos severos no interior do estipe podendo levar a perda total da planta, merecendo assim ser estudadas formas de monitoramento e/ou controle. O intuito da pesquisa foi estudar as asas do macho de E. c. cyparissias e obter compostos eletrofisiologicamente ativos. Foram coletas pupas em plantas de palma de óleo nas fazendas do grupo Agropalma em Tailândia – Pará, Brasil entre os meses de setembro a novembro de 2015 a 2018, em seguida direcionados para o LPqRN/UFAL, Maceió-Alagoas, Brasil e mantidos até obter adultos. Foram realizadas imagens das asas de macho e fêmea de 24 horas de idade em estereomicroscópio binocular e microscopia eletrônica de varredura em. As extrações das asas de machos virgens de 24-48 horas (n=10) ocorreram com solvente HPLC durante 20 minutos em seguida depois foram armazenados em vail e mantidos a (-20°C) até as analises de perfil de compostos por cromatografia gasosa acoplada a detector de ionização em chamas, cromatografia gasoso acoplado ao espectro de massas e bioensaios por cromatografia gasosa acoplada a eletroantenografo. As imagens de microscopia mostraram que tanto as asas anteriores quanto posterior do macho apresentaram uma região de estruturas alongadas que foram ausentes na fêmea. Os extratos indicaram que as amostras das asas do macho apresentam composto macho especifico. No bioensaio eletrofisiológico um componente foi indicado como ativo e através da identificação química evidenciou-se que se trata de um terpeno.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.