Caracterização da cajarana em diferentes estádios de maturação (Spondiasdulcis)
Resumen
Fruta exótica, a cajarana (Spondiasdulcis) é originária das Ilhas da Polinésia, pertencente família Anacardiácea, seu cultivo é predominantemente em pomares domésticos sendo encontrados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, podendo ser consumida de diferentes maneiras: in natura, beneficiada na forma de polpa ou processada como sorvetes. Neste trabalho objetivou-se analisar as características físicas e químicas dos frutos da cajaranazeira em diferentes estádios de maturação. Para o presente estudo os frutos foram colhidos na cidade de Solânea-PB e em seguida encaminhados para o Laboratório de Química da UFPB-Campus III, as analises foram realizadas em triplicatas cada uma contendo três repetições, os frutos foram separados em três grupos de maturação de acordo com a sua coloração, I para os frutos de casca com coloração predominantemente verde, II “de vez” para os frutos com oscilações entre o verde e o amarelo na coloração da casca, III maduro para os frutos completamente amarelos. Foram observados os seguintes requisitos: massa fresca (g), firmeza, diâmetro longitudinal e equatorial (cm), colorimetria (L; A; B; C; H), rendimento de casca, polpa e caroço (g) vitamina C (mg.100mL–1), sólidos solúveis (SS, %), açúcares solúveis totais (%), acidez titulável (AT, % ácido cítrico), pH, açucares redutores e não redutores (%). Quanto ao peso fresco os frutos do estádio III apresentaram os maiores resultados, já para a acidez titulável não houve diferença significativa. A vitamina C decresceu do estádio I ao III e quanto ao pH observou-se um maior crescimento no estádio III. O teor de (SS) foi crescente do estádio I ao III, quanto ao teor de açucares redutores e não redutores observou-se uma diminuição no estádio II com relação aos outros estádios. As análises permitiram a identificação do desenvolvimento do fruto, tendo atingido seus maiores valores no estádio III.
Palavras-chave: caracterização, frutos, estádios.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.