Análise sensorial de biscoito tipo salgado comercializado na cidade de Quixeramobim-CE
Resumen
Biscoitos geralmente são consumidos para satisfazerem as necessidades sensoriais, e não nutricionais, sendo assim, a qualidade sensorial é o principal fator na determinação da aceitação e da preferência do consumidor por esses produtos, devendo-se conhecer os parâmetros considerados importantes por esse público. A análise sensorial realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Tecnologia-CENTEC, Sertão Central. Foram duas marcas analisadas, marca A e marca B, assim denominadas. O teste foi realizado com 48 provadores não treinados e aplicou-se o teste pareado de preferência, uma vez que os biscoitos tipo salgado analisados já se encontram disponíveis no mercado. O teste de preferência pode ser considerado como uma das mais importantes etapas da análise sensorial, pois representa o somatório de todas as percepções sensoriais e expressa o julgamento, por parte do consumidor, sobre a qualidade do produto. O Teste Pareado – Preferência para verificar se houve preferência significativa de uma amostra com relação à outra ao nível de 5% de probabilidade. Os resultados obtidos na análise sensorial, dos 48 provadores que realizaram o teste de preferência 28 preferiram a Marca A e 22 preferiram a marca B, de acordo com a tabela do Teste Pareado Preferência, não houve preferência significativa entre as marcas A e B, ao nível de significância de 5%, onde o numero mínimo de julgamentos para que exista preferência significativa entre as amostras é de 32 provadores, na análise sensorial realizada não houve preferência significativa ao nível de 5% de significância.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.