Avaliação sensorial de marcas de bebida láctea comercializadas na cidade de Solânea–PB
Resumo
A análise sensorial vem se destacando com uma ferramenta eficaz na avaliação da aceitação de produtos por consumidores. As bebidas lácteas fermentadas apresentam-se expostas ao mercado através de diversas marcas, as quais implantam características que podem diferencia-las dos concorrentes. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características sensoriais de marcas de bebidas lácteas comercializadas no município de Solânea–PB. As análises foram desenvolvidas no Laboratório de Análise Sensorial do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias – UFPB, Campus III Bananeiras. Foram realizadas coletas de três marcas comerciais de bebida Láctea em diferentes locais de comercialização avaliando lote, data de fabricação e estado de conservação do produto. O quadro de análise foi composto por 45 membros, não treinados, integrantes do Campus. As amostras foram codificadas na ordem A, B e C, sendo preservadas as suas identidades. Foram analisados os seguintes atributos: aparência, aroma, sabor, acidez, impressão global e intenção de compra. No procedimento da análise utilizou-se a escala hedônica estruturada mista de nove pontos. Para avaliar a intenção de compra, empregou-se a escala hedônica estruturada de cinco pontos. Os dados obtidos foram e submetidos à análise de variância e Teste de Tukey a 5%. As amostras apresentaram diferença estatística entre si (P≤ 0,05). Em relação ao atributo aparência, observou-se que não houve diferença significativa entre as amostras. A amostra B obteve os maiores escores para os atributos aparência e aroma. Enquanto que a amostra A apontou os melhores resultados para sabor e acidez. Observou-se que a amostra C apresentou os menores valores médios em todos os atributos. Os dados relacionados a intenção de compra revelam que a amostra A detém maior percentual, seguida da amostra B. A amostra C obteve o maior percentual de rejeição entre as amostras, em contraste, a amostra A apresenta o menor valor de rejeição e aceitação neutra. A aceitação de todas as amostras se apresentou abaixo de 70%, o que representa uma baixa aceitação. Entre os atributos sensoriais, as amostras A e B se destacaram, enquanto que a amostra C representou os menores escores.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.