Análise sensorial de hambúrguer produzido com carne de camarão (Litopenaeusvannamei): Shrimpburg
Resumo
O hambúrguer, principal integrante dos mais variados sanduiches é o produto cárneo industrializado obtido da carne moída de animais de açougue, moldado e submetido a processo tecnológico adequado. O pescado por sua vez é um alimento saudável de reconhecida perecibilidade, todavia, o camarão, um dos principais representantes deste setor apresenta enormes dificuldades em manter o seu mercado. Este trabalho objetivou analisar a aceitabilidade de um hambúrguer produzido com carne de camarão. Para o estudo, foram produzidos hambúrgueres de camarão, que depois de devida comprovação de qualidade físico-química e microbiológica foram submetidos à análise sensorial. O teste foi realizado no Laboratório de Desenvolvimento e Análise Sensorial de Alimentos da UFPB, em cabines individuais com 70 potenciais consumidores. Foi utilizada uma escala hedônica de categoria verbal de 9 pontos (1=gostei muitíssimo; 9=desgostei muitíssimo). O teste para a avaliação da intenção de compra utilizou uma escala de categoria mista de 5 pontos (1=certamente compraria; 5=certamente não compraria). Segundo os provadores, o hambúrguer deteve um bom resultado, uma vez que 71% dos analisadores afirmaram que certamente comprariam o produto, além disso, cerca de 47% dos provadores disseram que gostaram muito da aparência, aroma e sabor do novo produto. Apenas o quesito textura apresentou o maior índice de respostas “gostei moderadamente” (34%), provavelmente devido ao esfriamento do produto, o que tornou a amostra compacta durante a análise sensorial. Apesar da notória aceitação do hambúrguer, uma parcela dos provadores recomendaram a melhora da aparência do produto. A partir destes dados pode-se concluir que o hambúrguer de camarão é um produto de boa aceitabilidade, necessitando apenas de pequenas melhorias durante o seu preparo que melhorem a sua aparência, contudo é um potencial novo produto que pode facilmente ser absorvido por um mercado consumidor que procura a integração entre alimentos saborosos e saudáveis.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.