BENEFICIAMENTO DE ALIMENTOS E EMPODERAMENTO FEMININO: EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE MULHERES DO ASSENTAMENTO ANGÉLICA NO SERTÃO PARAIBANO
Resumo
O grupo de mulheres produtoras do Assentamento Angélica é caracterizado pela história de luta pela terra, por direitos básicos de permanência nela e por buscarem igualdade de gênero. Objetivou-se fazer uma analise sobre os aspectos sociais, políticos e econômicos que envolvem o grupo de mulheres produtoras do Assentamento Angélica no Sertão Paraibano. A pesquisa foi do tipo, participativa de natureza qualitativa, apoiada no método interativo, realizando uma triangulação de técnicas de pesquisa: bibliográfica, observação, conversas, escuta e história de vida. A mesma foi conduzida e realizada pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) Vale do Piranhas. Concluiu-se que: Houve uma promoção e a inserção social e econômica das mulheres; Passaram a ter acesso e conhecer a educação ambiental e agricultura de base ecológica; Envolveram o saber popular e acadêmico nas atividades de formação, de organização comunitária, produção, geração de renda e na promoção da segurança alimentar; Passaram a ser multiplicadoras de luta e saberes, reagindo aos processos de submissão e experimentam a liberdade social, politica e econômica, em relações construídas para além do grupo, que chegaram até suas famílias.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.