ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Gisele Lopes dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Dalila Regina Mota de Melo Universidade Estadual da Paraíba
  • Albanisa Pereira de Lima Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Juliana Formiga Almeida Universidade Federal de Campina Grande
  • Jescika Alves Ribeiro Pereira Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Perfil educador. Ciências Agrárias. Licenciatura.

Resumo

O objetivo deste relatório é enfatizar a experiência educacional vivenciada durante o estágio, no intuito de estabelecer a formação inicial docente e formar concepções mais concretas sobre o futuro profissional. O presente estudo foi desenvolvido em dois centros educacionais, um de nível fundamental (Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia) e o outro de ensino Médio (Escola Agro técnica do Cajueiro), no ano de 2015 e 2016, durante as atividades dos componentes curriculares Estágio Supervisionado II e III, no curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV, ambos localizados na cidade de Catolé do Rocha – PB. O estudo contribuiu de forma significativa para ampliar conhecimentos específicos e despertar o interesse por ações e metodologias de ensino, visto que, a teoria não forma o docente por completo, sendo o estágio o momento da formação de percepções mais profissionais.

Referências

ALMEIDA, M. I. de.; PIMENTA, S.G. (Orgs). Estágios supervisionados na formação docente: Educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2015. 156p.

FREITAS, A. A. de. & JAURRETCHE, J. A importância dos estágios na formação docente em artes visuais – Univali Parfor. REDIVI - Revista de Divulgação Interdisciplinar do Núcleo das Licenciaturas. v.1, n.1, 2013.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. P@rtes. Dezembro de 2010. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp>. Acesso em: 21 de Outubro de 2017.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: <http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259>. Acesso em: 20 de Outubro de 2017.

LIMA, M. S. L. A prática de ensino, o estágio supervisionado e o pibid:

perspectivas e diretrizes para os cursos de licenciatura. In: XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. Anais... Campinas:SP, 2012. p.1-13.

LINHARES, P. C. A.; IRINEU, T. H.S. da.; SILVA,J. N. da.; FIGUEREDO,J. P. de.; SOUSA, T. P. de. A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor. NUPEAT–IESA–UFG, v.4, n.2, p. 115-127, 2014.

ROSSI, D. F. A importância do estágio supervisionado. São Paulo: ETEC de Tiquatira, 2012. Disponível em: < http://www.etectiquatira.com.br/estagio.pdf>. Acesso em: 26 de Outubro de 2017.

SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista unar, v.7, n. 1, 2013.

SOUZA C. S. dos. Estágio supervisionado: desafios e contribuições no processo de formação docente. In: III CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais... Natal: RN, 2016. p.1-9.

TAVARES, N. P. & COSTA, L. F. M. O estágio supervisionado na formação do futuro professor de matemática: expectativas, dificuldades e realizações. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2015. p.5. Disponível em: < http://www.ufjf.br/emem/files/2015/10.pdf>. Acesso em 20 de Outubro de 2017.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Santos, G. L. dos, Melo, D. R. M. de, Santos, A. P. de L., Santos, A. da S., Almeida, J. F., & Pereira, J. A. R. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(5), 06–10. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5660

Edição

Seção

VIII Semana de Licenciatura em Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2