IMPLICAÇÕES DO TABAGISMO SOBRE O SISTEMA IMUNE
Palavras-chave:
Tabagismo, Imunidade, Sistema Imunológico, Tabaco.Resumo
Introdução: O tabaco e seus derivados podem induzir diversas alterações no sistema imunológico provocando uma diminuição das defesas contra infecções e favorecendo o aparecimento de infecções microbianas. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da literatura científica, as implicações do tabagismo sobre o sistema imunológico, sobretudo o impacto da nicotina em componentes celulares em fumantes a longo prazo. Metodologia: Trata-se de revisão narrativa da literatura, com buscas realizadas em outubro de 2018, nas bases de dados eletrônicas como o Scientific Electronic Library Online (sciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultados: Os efeitos negativos do tabagismo para o sistema imune podem estar relacionados a presença de receptores de nicotina nos fagócitos, destacando a presença destes nos leucócitos polimorfonucleares. Fumantes a longo prazo mostram uma elevada contagem de leucócitos com sua função alterada pela fumaça do cigarro, já que os componentes do tabaco inibem a quimiotaxia, o que pode levar a infecções recorrentes nesses indivíduos. Conclusão: Portanto, os efeitos deletérios do tabaco e demais produtos do cigarro ocorrem tanto em componentes da imunidade natural como adaptativa do sistema imune, e seu uso a longo prazo compromete a qualidade de vida do usuário, sendo necessário a intensificação de trabalhos científicos direcionados nessa perspectiva e medidas de saúde voltadas a prevenção, controle dos produtos e terapias efetivas dos tabagistas e fumantes passivos.
Referências
ARCAVI, L.; BENOWITZ, N. L. Cigarette smoking and Cigarette smoking and infection. Archives of Internacional Medicine,v. 164, n. 20, p. 2206-2216, 2004, Nov 8.
GIUSTI, André Luis. Interferência do tabaco no sistema imunitário-estado atual e perspectivas-revisão da literatura. ConScientiae Saúde, v. 6, n. 1, 2007.
MENEZES, A. M. B.; HORTA, B. L.; OLIVEIRA, A. L. B. et al. Attributed risk to smoking for lung cancer, laryngeal Attributed risk to smoking for lung cancer, laryngeal cancer and esophageal cancer. esophageal cancer. Rev. Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. 129-134, apr. 2002.
OLIVETTI, Rejane Fadel. O tabagismo e suas consequências: uma abordagem sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis. 2013.
QUADROS, Andreza Urba de et al. Efeito da nicotina sobre fagócitos ativados. Acta Scientiarum. Health Sciences, v. 35, n. 1, 2013.
SANTIAGO, Camila Aguiar et al. Influência do tempo de tabagismo nos sinais vitais. In: Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436. 2015. p. 79-85.
UCHIMURA, Nelson Shozo et al. Os efeitos do tabagismo na densidade das células de Langerhans do colo uterino. Acta Scientiarum. Health Sciences, v. 26, n. 2, p. 369-373, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.