RESPOSTA OLFATIVA DE Chrysoperla externa À VOLÁTEIS DE CAJUEIRO INDUZIDOS POR HERBIVORIA DE Aleurodicus cocois
Palavras-chave:
INIMIGO NATURAL, HERBIVORIA, SEMIOQUÍMICOSResumo
Os compostos orgânicos voláteis induzidos por herbivoria são responsáveis pela atração e manutenção dos inimigos naturais das pragas nas lavouras, auxiliando o controle biológico. Este estudo teve como objetivo avaliar a resposta olfativa das larvas de terceiro instar de Chrysoperla externa (Hagen, 1861) (Neuroptera: Chrysopidae), aos voláteis de três clones de cajueiro-anão induzidos pela herbivoria de Aleurodicus cocois (Curtis, 1846) (Hemiptera: Aleyrodidae). As respostas comportamentais das larvas foram avaliadas em um sistema fechado com um olfatômetro de tubo em formato de Y. Durante os bioensaios testes de dupla escolha foram realizados, ou seja, um braço do olfatômetro tratado com voláteis constitutivos dos clones CCP 76, EMBRAPA 51 e PRO 143/7 (não-infestado) foi comparado a um braço contendo voláteis induzidos por A. cocois (plantas infestadas) dos mesmos clones. Os compostos voláteis emitidos pelas folhas dos três clones de cajueiro, infestados e não infestados por A. cocois, foram analisados por microextração em fase sólida acoplada à GC-MS. Larvas de terceiro instar de C. externa foram capazes de distinguir e selecionar os sinais voláteis emitidos após a infestação de A. cocois, independente do clone de cajueiro avaliado. De acordo com os perfis voláteis dos clones de cajueiro infestados por A. cocois os compostos β-cariofileno, alo-ocimeno, neo-alo-ocimeno, α-copaeno, γ-muuroleno e δ-cadineno foram liberados de forma relevante pelos clones CCP76 e PRO143, enquanto α-fellandrene, α-terpineno, ρ-mentha-2,4 (8)-dieno e germacreno foram liberados por EMBRAPA 51. Portanto, esses compostos podem estar envolvidos com a atratividade do predador.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.