A INFLUÊNCIA DOS COMPOSTOS VOLÁTEIS DE FRUTOS HOSPEDEIROS NA COMPOSIÇÃO DO FEROMÔNIO SEXUAL DE C. capitata
Palavras-chave:
MOSCA DO MEDITERRÂNEO, SEMIOQUÍMICOS, FEROMÔNIO SEXUALResumo
A mosca das frutas C. capitata é a mais invasiva dentre as espécies de importância econômica devido a sua capacidade de se desenvolver em diversos frutos hospedeiros distribuídos ao redor do mundo. No Brasil, a importância deste inseto-praga é evidenciada por sua capacidade de desenvolvimento em frutos de importância econômica. As fêmeas acasaladas escolhem frutos verdes ou próximos a maturação para ovipositar, em seguida, as larvas alimentam-se da polpa do fruto, gerando maiores prejuízos aos fruticultores pela inviabilização de frutas frescas para a comercialização. As principais medidas em uso para o controle desses insetos estão relacionadas principalmente com a aplicação de pesticidas em áreas plantadas, as quais, prejudicam ao meio ambiente e ao homem. Desta forma, novas metodologias seletivas que visem reduzir o crescimento populacional dessa praga, os riscos de contaminação e que sejam economicamente viáveis devem ser desenvolvidas e implementadas no Manejo Integrado de Pragas (MIP). Uma alternativa às práticas de controle usuais é o emprego de compostos orgânicos voláteis (COV’s), os quais são liberados em pequenas quantidades, não contaminam o ambiente, uma vez que, tratam-se de compostos de ocorrência natural no habitat do inseto. Desta forma, o presente estudo objetivou verificar a influência da dieta larval na composição feromonal de machos virgens de C. capitata, sexualmente maduros. Adicionalmente, identificar os compostos com maior probabilidade de servirem como atraentes para fêmeas coespecíficas, objetivando a cópula. A comparação da mistura feromonal liberada por machos oriundos de três diferentes frutos hospedeiros revelou diferenças qualitativas e quantitativas, demonstrando que essa mistura é influenciada pelos frutos hospedeiros ofertados no estágio larval dessas moscas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.