A INFLUÊNCIA DOS COMPOSTOS VOLÁTEIS DE FRUTOS HOSPEDEIROS NA COMPOSIÇÃO DO FEROMÔNIO SEXUAL DE C. capitata

Autores

  • Raphael de Farias Tavares Universidade Federal de Alagoas
  • Nathaly Costa de Aquino Universidade Federal de Alagoas
  • Ruth Rufino do Nascimento Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

MOSCA DO MEDITERRÂNEO, SEMIOQUÍMICOS, FEROMÔNIO SEXUAL

Resumo

A mosca das frutas C. capitata é a mais invasiva dentre as espécies de importância econômica devido a sua capacidade de se desenvolver em diversos frutos hospedeiros distribuídos ao redor do mundo. No Brasil, a importância deste inseto-praga é evidenciada por sua capacidade de desenvolvimento em frutos de importância econômica. As fêmeas acasaladas escolhem frutos verdes ou próximos a maturação para ovipositar, em seguida, as larvas alimentam-se da polpa do fruto, gerando maiores prejuízos aos fruticultores pela inviabilização de frutas frescas para a comercialização. As principais medidas em uso para o controle desses insetos estão relacionadas principalmente com a aplicação de pesticidas em áreas plantadas, as quais, prejudicam ao meio ambiente e ao homem. Desta forma, novas metodologias seletivas que visem reduzir o crescimento populacional dessa praga, os riscos de contaminação e que sejam economicamente viáveis devem ser desenvolvidas e implementadas no Manejo Integrado de Pragas (MIP). Uma alternativa às práticas de controle usuais é o emprego de compostos orgânicos voláteis (COV’s), os quais são liberados em pequenas quantidades, não contaminam o ambiente, uma vez que, tratam-se de compostos de ocorrência natural no habitat do inseto. Desta forma, o presente estudo objetivou verificar a influência da dieta larval na composição feromonal de machos virgens de C. capitata, sexualmente maduros. Adicionalmente, identificar os compostos com maior probabilidade de servirem como atraentes para fêmeas coespecíficas, objetivando a cópula. A comparação da mistura feromonal liberada por machos oriundos de três diferentes frutos hospedeiros revelou diferenças qualitativas e quantitativas, demonstrando que essa mistura é influenciada pelos frutos hospedeiros ofertados no estágio larval dessas moscas.

Biografia do Autor

Raphael de Farias Tavares, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciências com habilitação na área de concentração Química Orgânica. Desde 2010 realiza estudos em conjunto com o grupo de Ecologia Química (Química dos Produtos Naturais) da Universidade Federal de Alagoas, tendo como base principal de estudo as moscas das frutas de importância econômica, com ênfase em algumas espécies do gênero Anastrepha (Anastrepha fraterculus e Anastrepha obliqua) bem como a mosca do mediterrâneo Ceratitis capitata. Foi bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante os anos de 2010 a 2014. Atualmente é aluno de Doutorado do PPGQB (Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia) sediado no Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Tavares, R. de F., Aquino, N. C. de, & Nascimento, R. R. do. (2019). A INFLUÊNCIA DOS COMPOSTOS VOLÁTEIS DE FRUTOS HOSPEDEIROS NA COMPOSIÇÃO DO FEROMÔNIO SEXUAL DE C. capitata. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), o–02. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7183

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.