RESPOSTAS QUÍMICAS DE Nicotiana tabacum (SOLANACEAE) INDUZIDO POR SINAIS VIBRACIONAIS DE UM HERBÍVORO GENERALISTA
Palavras-chave:
NICOTINA, PERCEPÇÃO DE PLANTAS, SINALIZAÇÃO DE PLANTAS, TABACOResumo
As plantas são capazes de sentir seu ambiente e responder adequadamente a diferentes estímulos. Sinais vibracionais (SV) são uma das formas de comunicação mais difundidas e pouco estudadas entre os organismos. Pesquisas recentes sobre a percepção de SV por plantas mostraram que são sinais ecologicamente significativas e relacionam com diferentes interações das plantas com agentes bióticos e abióticos. Estudamos a mudança na concentração dos alcalóides em plantas de tabaco induzidas por SV produzidas por Phthorimaea operculella (Lepidoptera: Gelechiidae), uma lagarta generalista que se alimenta naturalmente da planta. Realizamos a medida da concentração de nicotina, nornicotina, anabasina e anatabina em quatro tratamentos aplicados a plantas de tabaco com 11 semanas de idade: a) Co = plantas sem danos, b) Eq = Equipamento de reprodução ligado à planta sem VS, c) Ca = Plantas atacadas pela herbivoria de P. operculella ed) Pl = reprodução de VS de P. operculella alimentando-se de tabaco. Observamos que a nicotina, o alcalóide mais abundante, aumentou mais 2,6 vezes nos tratamentos Ca e Pl, em comparação com os tratamentos Co e Eq, que foram semelhantes entre eles. Nornicotina, anabasina e anatabina se correlacionaram mutuamente e apresentaram padrões de concentração semelhantes, sendo mais elevados no Eq tratamento. Os resultados são discutidos em termos do significado adaptativo das respostas das plantas a estímulos ecologicamente importantes de SV.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.