ESTUDO DO CICLO BIOLÓGICO DO BESOURO Euchroma gigantea L. 1758 (COLEOPTERA: BUPRESTIDAE)
Palavras-chave:
Euchroma gigantea, BESOURO METÁLICO, ARBORIZAÇÃO URBANA, CICLO BIOLÓGICOResumo
Belo Horizonte é uma das cidades mais arborizadas do país com 790 praças e mais de 70 parques. A diversidade de espécies arbóreas contribui ecologicamente e esteticamente para tornar o ambiente mais saudável, papel significativo na qualidade de vida da cidade. Entretanto, em 2016 a capital mineira foi alertada pelo Grupo Executivo de Áreas de Risco – GEAR, sobre intenso ataque do besouro Euchroma gigantea (Linnaeus,1758) (Coleoptera: Buprestidae), conhecido como besouro metálico e considerado o maior buprestídeo brasileiro. Este inseto se desenvolve no interior do caule e raiz das árvores, formando extensas galerias, levando-as à destruição e morte. É considerado praga urbana em diversas cidades do Brasil. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Belo Horizonte, foi registrado em 2017, o ataque deste besouro em mais de duas mil árvores de mungubas, Pachira aquaticae, e paineiras, Ceiba speciosa, ambas Malvaceae. O objetivo desta pesquisa é estudar o ciclo de vida do inseto no Jardim Botânico da FPMZB. Este inseto possui ciclo de vida longo; em laboratório o primeiro resultado do ciclo completou-se com 630 dias. As fêmeas depositam em média 32 ovos por massa, com viabilidade de 56%. O intervalo entre a postura e a eclosão das larvas tem média de 27 dias, variando de 23 a 41 dias. Tais dados diferem dos observados por outros autores, onde apresenta ciclo de vida com 300 dias, massa com média de10 ovos, período entre postura e eclosão com média de 19 dias e viabilidade de 72%. A taxa de mortalidade dos machos é maior em relação as fêmeas. Um dos dados mais significativos para a pesquisa foi a verificação de uma característica morfológica que diferencia as fêmeas dos machos a olho nu. Com o aumento das infestações, a continuação dessa pesquisa é indispensável para manejo e controle do inseto.Referências
BONDAR, GG. "Desvendando os segredos dos gigantes - A biologia de Euchroma gigantea L.1926." Correio Agrícola, volume 4, número 7. Páginas 192 e 193. Bahia, julho 1926.
FONSECA, A.P.P. Aspectos biológicos de Euchroma gigantea (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Buprestidae) em Pachira aquatica Aubl. (1775) (Bombacaceae). Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 87 p. 2010.
GARCIA, A.H. Aspectos sobre a biologia de Euchroma gigantea (L. 1758) (Coleoptera - Buprestidae) em Paquira aquatica Aublet (Bombacaceae). Pesquisa Agropecuária Tropical, v.28, n.1, 1998.
MILANO, M.S. Avaliação e análise da arborização de ruas se Curitiba, Paraná. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1984.130p.
PEDROSO, E.C.; SILVA, R.J.; VEIGA, A.C.P.; OTUKA, A.K.; VIANA, M.A.; HORTO, L.R.H.; BORTOLI, S.A. Ocorrência de Euchroma gigantea (L., 1758) (Coleoptera, Buprestidae) em Pachira aquatica Aubl. (Bombacacea) em Jaboticabal - SP. Congresso Brasileiro de Entomologia, 22, Uberlândia, MG. 24 a 29 de agosto de 2008.
RODRIGUES NETTO, S.M.; CAMPOS, T.B. DE; IDE, S. Larvas de Euchroma gigantea Linnaeus (Coleoptera, Buprestidae) como causa da queda de paineira no município de Campo Limpo Paulista (SP). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 13., 2001, São Paulo, SP. Resumos. São Paulo: 2001. p.133.
RODRIGUES-NETTO, S.M.; CAMPOS, T.B.; IDE, S. Euchroma gigantea (Linnaeus) (Coleoptera, Buprestidae) como causa da queda de Chorisia speciosa St. Hil. (Bombacaceae). Revista do Arquivo do Instituto Biológico, São Paulo, v.70, n.3, p. 381-384, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.