PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE UM FERMENTADO DE MICRORGANISMOS E SEU EFEITO NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUA CONTAMINADA
Palavras-chave:
ÁGUAS CONTAMINADAS, COLIFORMES TOTAIS, REMEDIAÇÃOResumo
Os micro-organismos eficazes (EM) consistem em uma combinação de micro-organismos completamente naturais (lactobacilos, leveduras, bactérias fototrópicas e actinomicetos), que quando coexistem, apresentam um efeito sinérgico que é maior que a soma de seus membros individuais, podendo entre tantas aplicações, solucionar problemas ambientais como, por exemplo, tratar águas residuais. O objetivo do trabalho foi analisar o efeito dos EM na biorremediação de água contaminada por dejetos animais como também os parâmetros físico-químicos do fermentado de EM e de água contaminada. O EM foi preparado e ativado através do método caseiro de captura e preparo do EM/solo e EM/planta. A água contaminada por dejetos animais e do fermentado foi amostrada conforme o protocolo do Standard Methods for the Examination of water and Waste water. Foram investigados os coliformes totais e termotolerantes, através da técnica do número mais provável (NMP), conhecida como o método de tubos múltiplos e os parâmetros físico-químicos (pH, sólidos totais, sódio, nitrito, nitrato, cloretos, dureza total, cor aparente, condutividade e turbidez). Para avaliar o potencial biorremediador do EM os tratamentos foram: T0 (água contaminada), T1 (concentrado EM), T2 (50% do concentrado EM + 50% água contaminada), com 3 repetições. Foi possível determinar que a qualidade da água contaminada atende aos pré-requisitos do ministério da saúde quanto aos parâmetros físico-químicos, no entanto quanto aos parâmetros microbiológicos ela mostrou-se imprópria para o consumo humano, visto que os testes presuntivos e confirmativos revelaram que 100% dos tubos da amostra de água contaminada (T0) nas diluições 10-1, 10-2 e 10-3 foram positivos, indicando presença de coliformes totais, sendo, 55,6% foram do grupo termotolerantes. Já os tratamentos T1 e T2 mostraram 100% de ausência dos grupos coliformes, confirmando que os EM foram eficazes na remediação do grupo coliformes quando diluído em 50%.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.