PAPEL DO PALADAR E DA PROBÓSCIDE NO COMPORTAMENTO DE OVIPOSIÇÃO DO MOSQUITO DOMÉSTICO
Palavras-chave:
Culex quinquefasciatus, 4-ETHYLPHENOL, ESTIMULANTE GUSTATIVO, ATRAENTE OLFATIVO, POSTURA DE OVOS.Resumo
Compreender a ecologia comportamental dos mosquitos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de monitoramento e manejo. Sabe-se que o paladar afeta o comportamento de mosquitos, mas informações sobre seu papel na oviposição são escassas. 4-etilfenol (4EF) eleva a oviposição de mosquitos e é comumente referenciado como um estimulante olfativo. Contudo, poucos estudos apresentam evidências para suportar esta conclusão e são raros aqueles que testaram o papel do 4EF como estimulante gustativo. Aqui, usamos o mosquito doméstico (Culex quinquefasciatus) como modelo para abordar estas questões. Em testes de oviposição, Cx. quinquefasciatus preferiu solução de 4EF à solução controle (solvente) (p=0,0021, 40 fêmeas grávidas/gaiola, n=18 gaiolas). Em testes de olfato, inferiu-se que esta preferência foi causada por estímulos gustativos já que soluções de 4EF e controle foram selecionados a taxas semelhantes pelos mosquitos (p=0,84, n=14). Subsequentemente, foram oferecidas pistas (i) olfativas, (ii) olfativas e gustativas ou (iii) controle (solvente) do 4EF. Em ensaios com duas chances de escolha, os mosquitos claramente preferiram ovipositar em sítios com pistas olfativas e gustativas em comparação com sítios contendo apenas pistas olfativas ou controle (p≤0,0016, n=30). Resultados semelhantes foram observados em ensaios com quatro chances de escolha (p<0,0001, n=24), confirmando o papel gustativo e a irrelevância olfativa do 4EF. Para determinar o órgão envolvido neste estímulo gustativo, comparou-se a oviposição de mosquitos cujas probóscides foram cirurgicamente removidas com a de mosquitos controle (intactos). Mosquitos operados e controle apresentaram capacidades de oviposição semelhantes (p=0,48, n=8). Entretanto, fêmeas operadas não responderam ao 4EF (p=0,45, n=8), enquanto fêmeas controle apresentaram forte preferência pelo 4EF (p=0,003, n=8). Conclui-se que 4EF não funciona como atraente de oviposição de curta distância para Cx. quinquefasciatus, como tem sido amplamente discutido na literatura. Em vez disso, 4EF funciona como estimulante gustativo de oviposição, sendo detectado de forma fundamental através da probóscide.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.