POTENCIAL BIOTECNOLOGICO DE NITROREDUTASES PROVENIENTES DE Chlorella sp.
Palavras-chave:
NITROREDUTASE, BIOTECNOLOGIA, ASSIMILAÇÃO DE NITROGÊNIO, CHLORELLAResumo
Os contaminantes à base de Nitrogênio continuam a representar uma séria ameaça à saúde humana, devido à sua toxicidade, natureza não biodegradável e acúmulo de altas concentrações nos corpos d'água pelo mundo. Portanto, o desenvolvimento de estratégias para monitorar e restaurar a saúde dos ecossistemas é um grande desafio para os pesquisadores na área Ambiental. As nitrorredutases (NR – Nitrato Redutase e NiR – Nitrito Redutase) compreendem uma família de enzimas dependentes de Alavina adenina Mononucleotideo (FMN) capazes de metabolizar nitrocompostos usando nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD(P)H) como fonte de elétrons. Essas enzimas desempenham um papel central na metabolização de nitrocompostos recebendo grande atenção devido a sua habilidade em mediar a toxicidade desses compostos, tendo aplicações biotecnológicas e importância clínica. Este trabalho analisa o conhecimento e o potencial para o uso de nitroredutases provenientes de espécies do gênero chrorella para aplicações biotecnológicas e ecológicas, com base na literatura cientifica e patentária. Para tanto foram utilizadas bases de buscas como Web of Science, Uniprot e Derwent, onde foram encontrados umas centenas de resultados em artigos e dados relacionados em banco genômico, contudo na pesquisa patentária pode-se observar que o uso de métodos relacionados a nitroredutases ainda são pouco utilizados no mercado, principalmente se oriundos da Chlorella sp.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.