COMPOSIÇÃO QUÍMICA E TEOR DE MINERAIS DO PÓLEN APÍCOLA DE PIAÇAVA (Attalea funifera)
Palavras-chave:
PÓLEN APÍCOLA, Attalea funifer, MONOFLORAL, MINERAIS, COMPOSIÇÃO QUÍMICA.Resumo
A espécie Attalea funifera (piaçava) possui grande importância econômica, principalmente no Nordeste brasileiro. É uma palmeira (Arecaceae) em que as flores são polinizadas por abelhas. O pólen apícola é o resultado da aglutinação do pólen das flores, néctar e substâncias salivares das abelhas. Do ponto de vista econômico, nutricional e terapêutico o pólen apícola monofloral (predominância de pólen de uma espécie vegetal) apresenta vantagem por apresentar sempre as mesmas características físico-químicas e químicas, o que confere sempre as mesmas propriedades ao produto. O pólen apícola monofloral de piaçava foi coletado na Bahia e analisada por UPLC-PDA-q-TOF-MS/MS e determinado o teor de minerais. O perfil cromatográfico mostrou a predominância de flavonoides glicosilados e amidas de ácidos cinâmicos com espermidina. Os compostos majoritários idenficados foram: isoramnetina-3-O-neohesperidosideo e dois compostos isômeros tri-N,N,N-cafeoil-espermidina. Quanto ao teor de minerais o elemento mais abundante encontrado foi o Mg (8176,0 ± 218,5 mg/Kg), seguido por K (5666,9 ± 632,04 mg/Kg), Na (186,6 ± 7,5 mg/kg), Mn (85,8 ± 2,24 mg/kg), Ca (103,8 ± 11,39 mg/kg), Zn (33,0 ± 0,44 mg/kg), Fe (21,4 ± 2,28 mg/k), e Se (33,0 ± 0,44 μg/kg). O pólen apícola de piaçava é rico em minerais e apresenta como marcadores flavonoides glicosilados e amidas de ácidos cinâmicos com espermidina.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.