RELATO DE EXPERIENCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CADEIA PÚBLICA FEMININA DE CAJAZEIRAS-PB
Resumo
O presente relato pretende abordar a experiência vivenciada no estágio Supervisionado de Processos Clínicos com ênfase em Psicologia Jurídica. O estágio é realizado na Cadeia pública feminina da cidade de Cajazeiras-PB com duas visitas com duração de quatro horas cada durante a semana, totalizando uma carga horária de 40 horas. São realizados atendimentos em grupo dentro das celas com as detentas, onde é favorecido momentos de interação entre elas, com dinâmicas, construção de cartazes, entre outros. São atividades planejadas e desenvolvidas com base na realidade desse grupo, além de promover discussões acerca das campanhas mensais, como o setembro amarelo e o outubro rosa. Diante disso, o estágio Supervisionado favorece ao aluno a capacidade de autonomia e independência diante da atuação teórica-prática, no seu contexto de realidade, e é com base nesse contexto prisional que compreendemos sem nenhum julgamento o sujeito em seu contexto de vida dentro da prisão. São sujeitos que precisam ser ouvidos na sua condição de existência, com necessidades, e com isso, é preciso que tenham seus direitos garantidos com a oferta de atendimento em saúde, assistência e educação. Nesse sentido, é importante destacar a necessidade da criação de políticas públicas que viabilizem a ressocialização diante da saída desses sujeitos da prisão e a sua inserção no mundo de trabalho e de profissionalização. Em suma, é uma experiência rica de aprendizagem enquanto acadêmica do curso de Psicologia e futura profissional, pois é muito satisfatório conhecer a vivencia como se mostra, além de realizar uma atuação pautada na ética e no compromisso social em prol do bem-estar psicológico desses sujeitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.