Elaboração e avaliação físico-química e microbiológica de hambúrguer produzido com carne de camarão (Litopenaeus vannamei): Shrimpburg
Resumo
Dos sistemas de produção alimentar, um dos que se desenvolveram mais rápido na última década foi a aquicultura. Contudo, a pesca extrativa de camarão como geradora de renda tem seu destaque apenas nas zonas litorâneas brasileiras. Mesmo com grande aceitação por parte dos consumidores, o camarão apresenta dificuldades em manter o seu mercado tendo em vista a sua desvalorização em decorrência das formas de apresentação final do produto. É sob essa perspectiva que a elaboração de novos produtos deve entrar em cena. O hambúrguer é um produto popular em fast foods e muito consumido no Brasil, todavia, a busca por alimentos saudáveis exige a criação de novos hábitos e tendências de consumo. Dessa forma, objetivou-se neste trabalho produzir e analisar microbiológica e físico-quimicamente um hambúrguer elaborado com carne de camarão. Foram realizadas análises para a contagem de coliformes 35-45ºC, Staphylococcus coagulase positiva, micro-organismos mesófilos aeróbios e Salmonella spp. (Qualidade microbiológica), além de pH, umidade, atividade de água (Aw), proteínas, lipídeos e cinzas (Qualidade físico-química). As análises obtiveram resultados positivos e indicaram perfeitas condições em todos os quesitos investigados, esses resultados demonstram além de cuidados adequados durante a produção, que o novo produto está apto ao consumo, e é um alimento potencial ao mercado, bem como uma forma de estimular o consumo de pescado pela população, uma vez que este une sabor e saúde em um único alimento. Conclui-se então, que o hambúrguer produzido com carne de camarão apresenta todas as características para ser absorvido pelo mercado consumidor, sendo um perfeito exemplo de agregação de valor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.