Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-01-26. Leia a versão mais recente.

PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES GERADOS EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Autores

  • Eduarda Morais da Silva
  • Eliezio Nascimento Barboza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Andriely Tiburtino Leite Chaves
  • Vitoria Regia Ferreira Sales de Melo
  • Ana Millene dos Santos Silva
  • Agílio Tomaz Marques
  • Annelyse Esequiel de Lucena Neves
  • Dalieva Lopes Alves
  • Walace Ruan Nobre Pereira

Resumo

A indústria do leite é uma das mais poluentes do ramo alimentício, referente ao consumo de água e a geração de efluentes, ocasionando poluição hídrica. Águas residuárias da indústria leiteira sem o tratamento apropriado possui elevado nível de poluentes, ocasionado por sistemas mal dimensionados e inexistência de operação, criando problemas ambientais quando lançadas em corpo hídrico, tendo em vista a quantidade de matéria orgânica e sólidos em suspensão. Os efluentes são formados por soro, lodo leiteiro e esgoto (processamento, limpeza e sanitário). Possuem elevada concentração de nutrientes, demanda biológica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), bem como conteúdo inorgânico. Neste contexto, este estudo tem como objetivo apresentar uma tecnologia que seja viável economicamente e tecnicamente para uma indústria de laticínios do município de Boa Esperança (MG), buscando amenizar os impactos ocasionados pelos efluentes industriais. Foi realizado um levantamento de dados, através visitas in loco, com finalidade de identificar e direcionar o efluente gerado para tratamento com maior eficiência, bem como entrevista com os funcionários por meio de um questionário e análise dos projetos existentes. Através da análise de várias variáveis, como custos, área disponível no terreno e tecnologia com alta eficiência, o sistema de tratamento proposto neste trabalho é formado por tratamento preliminar (gradeamento e caixa de areia, seguindo para a calha parshall), reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), filtros biológicos do tipo percolador, sumidouros e leito de secagem do lodo gerado no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliezio Nascimento Barboza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte. Monitor da disciplina de Física Geral II (2019) e (2020). É membro representante do Programa Crea Jr - Núcleo Cariri e do Grupo de Pesquisa em Estudos Ambientais - GEA/Laboratório de Estudo Ecológicos - LEECO, atuando no Projeto de Pesquisa intitulado como: Identificação das Ilhas de Calor da Região Metropolitana do Cariri e projeto de extensão Horta: Sentir e vivenciar. Possui curso técnico em Desenho de Construção Civil (2017) e experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando nas seguintes áreas: Construção Civil, Planejamento Urbano e Ambiental, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Climatologia, Desenvolvimento Sustentável e Análises Ambientais a partir de software livre Qgis.

Publicado

2023-01-26

Versões

Como Citar

Morais da Silva, E., Barboza, E. N., Leite Chaves, A. T., Ferreira Sales de Melo, V. R., dos Santos Silva, A. M., Tomaz Marques, A., Esequiel de Lucena Neves, A., Lopes Alves, D., & Nobre Pereira, W. R. (2023). PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES GERADOS EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS . Informativo Técnico Do Semiárido, 16(2). Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9676

Edição

Seção

Artigo Técnico