As dificuldades e os avanços na realidade da escola no campo
Abstract
Ao longo dos anos, a educação no campo vem sendo enfoque de algumas pesquisas, o que tende a despertar uma nova consciência na população em geral. Governantes, secretarias de educação e intelectuais partem do princípio que os grandes desafios estão na falta de estrutura, de professores preparados, de transporte escolar adequado, de material didático-pedagógico para que a educação no campo seja contemplada com qualidade. A educação e a escola, produtoras de conformismo e adesão ao estabelecido têm a função de reproduzir as desigualdades sociais, a ideologia dominante e o sistema capitalista. A escola é um aparelho ideológico do Estado, sendo de natureza transformadora. Uma educação que possibilite a transformação da sociedade desumanizada em humanizada, de uma sociedade a-histórica em uma sociedade histórica, de uma educação desencarnada em uma educação encarnada. Com isso, o estudo em questão tem como finalidade compreender como ocorreu a expansão e os avanços da Escola no Campo, identificando as politicas públicas inerentes a Educação no Campo. Para tal, o estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através de livros, revistas e artigos científicos. A revisão bibliográfica abordará os aspectos gerais acerca do “Campo”, bem como, a Educação no Campo e sua relação com as Políticas Públicas voltadas para a educação. Conclui que é primordial que toda a sociedade mude algumas “crenças” ultrapassadas de que a educação no campo não tem qualidade, e passe a perceber quantas mudanças boas já ocorreram e como o nosso alunado hoje tem inúmeras possibilidades. Com isso, estudos dessa natureza são necessárias para que possibilite a comunidade um maior conhecimento a respeito dessa temática, servindo de base para pesquisas e estudos posteriores.