As dificuldades e os avanços na realidade da escola no campo

Autores/as

Resumen

Ao longo dos anos, a educação no campo vem sendo enfoque de algumas pesquisas, o que tende a despertar uma nova consciência na população em geral. Governantes, secretarias de educação e intelectuais partem do princípio que os grandes desafios estão na falta de estrutura, de professores preparados, de transporte escolar adequado, de material didático-pedagógico para que a educação no campo seja contemplada com qualidade. A educação e a escola, produtoras de conformismo e adesão ao estabelecido têm a função de reproduzir as desigualdades sociais, a ideologia dominante e o sistema capitalista. A escola é um aparelho ideológico do Estado, sendo de natureza transformadora. Uma educação que possibilite a transformação da sociedade desumanizada em humanizada, de uma sociedade a-histórica em uma sociedade histórica, de uma educação desencarnada em uma educação encarnada. Com isso, o estudo em questão tem como finalidade compreender como ocorreu a expansão e os avanços da Escola no Campo, identificando as politicas públicas inerentes a Educação no Campo. Para tal, o estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através de livros, revistas e artigos científicos. A revisão bibliográfica abordará os aspectos gerais acerca do “Campo”, bem como, a Educação no Campo e sua relação com as Políticas Públicas voltadas para a educação. Conclui que é primordial que toda a sociedade mude algumas “crenças” ultrapassadas de que a educação no campo não tem qualidade, e passe a perceber quantas mudanças boas já ocorreram e como o nosso alunado hoje tem inúmeras possibilidades. Com isso, estudos dessa natureza são necessárias para que possibilite a comunidade um maior conhecimento a respeito dessa temática, servindo de base para pesquisas e estudos posteriores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-09-24

Cómo citar

Melo, W. F., Santos Neto, V. S. dos, Almeida, F. V. S. de, Trigueiro, A. N., Freires, A. L., Trigueiro, F. N., Sarmento, F. D. P., Marques, A. T., & Nogueira, J. M. da S. (2020). As dificuldades e os avanços na realidade da escola no campo. Informativo Técnico Do Semiárido, 14(2), 163–169. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8206

Número

Sección

Artigos