PAPÉIS DO PSICÓLOGO ESCOLAR E OS PANORAMAS DA EJA: ELABORAÇÕES METODOLÓGICAS-REFLEXIVAS
Resumo
O presente estudo discorre sobre os possíveis papéis do psicólogo escolar mediante das
contextualizações intrínsecas e específicas da EJA, trazendo à tona a importância das atuações
interdisciplinares e diálogicas como fomento metodológico-vivencial nos processos
formativos-instrutivos-emancipatórios. Para isso, utilizou-se da metodologia de revisão
narrativa como principal forma de pesquisa em seus aspectos organizativos-direcionais,
valendo-se artigos científicos, capítulos de livro, obras especializadas e outras produções
acadêmicas para a captação informativa, encontradas geralmente nas bases digitais do Google
Acadêmico, Scielo e PePSIC. Sendo assim, exposto a essencialidade da temática apresentada,
segue os nortes visualizativos e dialógicos sobre os potenciais atuacionais do psicólogo escolar
enquanto mediador ativo nas participações e estruturações intricadas na EJA, fortificando
perspectivas interdisciplinares e intersetoriais em seus carácteres articulares.