Fatores relevantes da formação de redes de cooperação: um estudo de caso no setor supermercadista de Sousa-PB
Resumo
Grandes transformações que vêm ocorrendo no mercado, provenientes do processo de globalização da economia, têm levado as pequenas e médias empresas a buscar novas formas de organização, evidenciando, entre as alternativas encontradas, a constituição de redes como estratégias de sobrevivência. Este trabalho tem, como objetivo, analisar os fatores relevantes para a formação de redes no setor supermercadista de Sousa-PB e os resultados advindos dessa negociação. Um estudo foi realizado junto aos proprietários de oito empresas associadas, a partir do modelo de Balestrin e Veschoore (2008). Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. A pesquisa revelou que os fatores relevantes para a formação da rede se baseiam nas proposições teóricas elaboradas por Balestrim e Verschoore (2008) como: maior escala e poder de mercado; geração de soluções coletivas; redução de custos e riscos; acúmulo de capital social e aprendizagem e inovação colaborativa. Quanto aos resultados, foram identificados o contato com novos fornecedores, ganhos de competitividade em relação aos concorrentes que não fazem parte da rede, a troca de informação e inovação com outras empresas proporcionadas pela rede, além do fortalecimento do poder da empresa com os fornecedores.
Downloads
Referências
ALVES, J. N. et al. Redes de Cooperação de Pequenas e Médias Empresas: os fatores competitivos aplicados em uma rede de imobiliárias. Revista Gestão e Regionalidade, São Paulo, v. 26, n. 78, set. /dez. 2010.
AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2008.
ARAGÃO, L. A; LOPES, C. S; ALVES, M. D. Redes de cooperação de pequenas e médias empresas: os benefícios estratégicos em uma rede de supermercados In: Anais... VI ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD. Florianópolis, SC, 2010.
BALESTRIN, A.; VERSCHOORE. Redes de cooperação empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bookman, 2008.
BALESTRIN, A; VARGAS, L. M. A dimensão estratégica das redes de PMEs: teorização e evidências. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, núm. esp., p. 203-227, 2004.
BALESTRIN, A; VARGAS, L. M; FAYARD, P. Criação do conhecimento nas redes de cooperação interorganizacional. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 3, jul. /set. 2005.
BRAMBILLA, F. R. VITORINO, T. G. R; Redes de cooperação interorganizacional e vantagem competitiva: um estudo de caso da rede AMMPA. In: Anais... XV SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS. São Paulo, SP, 2012.
BEUREN, Ilse. (Organiz.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3. ed. São Pulo: Atlas, 2009.
BORTOLASO, I. V; SELLITTO, M. A. Vantagens competitivas observadas em uma rede de cooperação para comercialização de artigos esportivos. Revista de Gestão da Produção, Operações e Sistemas, São Paulo, n. 2, abr./jun. 2009.
CASAROTTO FILHO, N.; PIRES, L. H. Redes de pequenas e médias empresas e o desenvolvimento local. São Paulo: Atlas, 1999.
CERQUEIRA, A. C.; SACRAMENTO, P. M.; TEXEIRA, R. M. Redes de cooperação entre pequenas do setor hoteleiro e a rede turística: um estudo de casos múltiplos em Aracaju, Sergipe. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, mar. 2010.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.
FEDRIZZI, L. B et al. Redes horizontais de cooperação contribuindo para o processo de inovação em micro e pequenas empresas brasileiras. Revista de Administração da Unimep, São Paulo, v. 6, núm. 3, p. 16-38, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIVATO, M.; BENEDICTO, G. C. Redes de cooperação no varejo: um estudo sobre a geração de ganhos competitivos e suas influências nos resultados das empresas associadas. In: Anais... VI ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD. Florianópolis, SC, 2010.
MATTAR, F. N. Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PARENTE, J. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2011.
SANTOS, D. D.; TEIXERA, R. M. Redes interorganizacionais de PMEs: fatores de cooperação e aprendizado. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 4. 2005, Curitiba, Anais... Curitiba, 2005, p. 1289-1300.
SANTOS, I. E. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 9. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2012.
SEVERINO, J. A. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, J. A. Ganhos coletivos nas redes de cooperação intercooperativas: um estudo de caso sobre a rede Dalacto-RS. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Escola de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Vale Rio dos Sinos, São Leopoldo. 2012.
TEIXEIRA, Francisco. (Organiz.). Gestão de redes de cooperação interempresariais: em busca de novos espaços para o aprendizado e a inovação. Salvador: Casa da Qualidade, 2005.
VENÂNCIO, M. M. et al. Concentração e ganho de eficiência no setor supermercados do Brasil. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 21-40, jan. /mar. 2008.
VERSCHOORE, J. R; BALESTRIN, A. A associação em redes de cooperação influencia os resultados de pequenas e médias empresas? Revista Ciência Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 46, n. 1, p. 105-115, jan. /abr. 2010.
WEGNER, D. et al. Capital social e a construção da confiança em redes de cooperação: mudando padrões de relacionamentos na pecuária de corte. Revista de Administração Imed, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p 72-96, dez. 2011.
ZAGO, C. A.; NORO, G. B.; OLIVEIRA, J. H. R. Estratégias de crescimento: o caso dos Dois Irmãos Supermercados In: Anais... XXXVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, Gramado, RS, 2005.
ZANCAN, C.; SANTOS, P. C. F.; CRUZ, N. J. T. Mecanismos de cooperação na formação de redes de cooperação: Associação dos produtores de vinhos finos do vale dos vinhedos. Revista de Ciências da Administração, Santa Catarina, v. 15, n. 36, p. 193-209, ago. 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess