Fatores relevantes da formação de redes de cooperação: um estudo de caso no setor supermercadista de Sousa-PB

Authors

  • Lindemberg Lima da Silva
  • Maria de Fátima Nóbrega Barbosa CCJS - UFCG - Sousa - PB
  • Erivaldo Moreira Barbosa
  • Luma Michelly Soares Rodrigues Macri
  • Marcos Macri Olivera

Abstract

Grandes transformações que vêm ocorrendo no mercado, provenientes do processo de globalização da economia, têm levado as pequenas e médias empresas a buscar novas formas de organização, evidenciando, entre as alternativas encontradas, a constituição de redes como estratégias de sobrevivência. Este trabalho tem, como objetivo, analisar os fatores relevantes para a formação de redes no setor supermercadista de Sousa-PB e os resultados advindos dessa negociação.  Um estudo foi realizado junto aos proprietários de oito empresas associadas, a partir do modelo de Balestrin e Veschoore (2008). Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. A pesquisa revelou que os fatores relevantes para a formação da rede se baseiam nas proposições teóricas elaboradas por Balestrim e Verschoore (2008) como: maior escala e poder de mercado; geração de soluções coletivas; redução de custos e riscos; acúmulo de capital social e aprendizagem e inovação colaborativa. Quanto aos resultados, foram identificados o contato com novos fornecedores, ganhos de competitividade em relação aos concorrentes que não fazem parte da rede, a troca de informação e inovação com outras empresas proporcionadas pela rede, além do fortalecimento do poder da empresa com os fornecedores.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, J. N. et al. Redes de Cooperação de Pequenas e Médias Empresas: os fatores competitivos aplicados em uma rede de imobiliárias. Revista Gestão e Regionalidade, São Paulo, v. 26, n. 78, set. /dez. 2010.

AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2008.

ARAGÃO, L. A; LOPES, C. S; ALVES, M. D. Redes de cooperação de pequenas e médias empresas: os benefícios estratégicos em uma rede de supermercados In: Anais... VI ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD. Florianópolis, SC, 2010.

BALESTRIN, A.; VERSCHOORE. Redes de cooperação empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BALESTRIN, A; VARGAS, L. M. A dimensão estratégica das redes de PMEs: teorização e evidências. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, núm. esp., p. 203-227, 2004.

BALESTRIN, A; VARGAS, L. M; FAYARD, P. Criação do conhecimento nas redes de cooperação interorganizacional. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 3, jul. /set. 2005.

BRAMBILLA, F. R. VITORINO, T. G. R; Redes de cooperação interorganizacional e vantagem competitiva: um estudo de caso da rede AMMPA. In: Anais... XV SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS. São Paulo, SP, 2012.

BEUREN, Ilse. (Organiz.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3. ed. São Pulo: Atlas, 2009.

BORTOLASO, I. V; SELLITTO, M. A. Vantagens competitivas observadas em uma rede de cooperação para comercialização de artigos esportivos. Revista de Gestão da Produção, Operações e Sistemas, São Paulo, n. 2, abr./jun. 2009.

CASAROTTO FILHO, N.; PIRES, L. H. Redes de pequenas e médias empresas e o desenvolvimento local. São Paulo: Atlas, 1999.

CERQUEIRA, A. C.; SACRAMENTO, P. M.; TEXEIRA, R. M. Redes de cooperação entre pequenas do setor hoteleiro e a rede turística: um estudo de casos múltiplos em Aracaju, Sergipe. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, mar. 2010.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

FEDRIZZI, L. B et al. Redes horizontais de cooperação contribuindo para o processo de inovação em micro e pequenas empresas brasileiras. Revista de Administração da Unimep, São Paulo, v. 6, núm. 3, p. 16-38, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LIVATO, M.; BENEDICTO, G. C. Redes de cooperação no varejo: um estudo sobre a geração de ganhos competitivos e suas influências nos resultados das empresas associadas. In: Anais... VI ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD. Florianópolis, SC, 2010.

MATTAR, F. N. Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PARENTE, J. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2011.

SANTOS, D. D.; TEIXERA, R. M. Redes interorganizacionais de PMEs: fatores de cooperação e aprendizado. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 4. 2005, Curitiba, Anais... Curitiba, 2005, p. 1289-1300.

SANTOS, I. E. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 9. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2012.

SEVERINO, J. A. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, J. A. Ganhos coletivos nas redes de cooperação intercooperativas: um estudo de caso sobre a rede Dalacto-RS. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Escola de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Vale Rio dos Sinos, São Leopoldo. 2012.

TEIXEIRA, Francisco. (Organiz.). Gestão de redes de cooperação interempresariais: em busca de novos espaços para o aprendizado e a inovação. Salvador: Casa da Qualidade, 2005.

VENÂNCIO, M. M. et al. Concentração e ganho de eficiência no setor supermercados do Brasil. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 21-40, jan. /mar. 2008.

VERSCHOORE, J. R; BALESTRIN, A. A associação em redes de cooperação influencia os resultados de pequenas e médias empresas? Revista Ciência Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 46, n. 1, p. 105-115, jan. /abr. 2010.

WEGNER, D. et al. Capital social e a construção da confiança em redes de cooperação: mudando padrões de relacionamentos na pecuária de corte. Revista de Administração Imed, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p 72-96, dez. 2011.

ZAGO, C. A.; NORO, G. B.; OLIVEIRA, J. H. R. Estratégias de crescimento: o caso dos Dois Irmãos Supermercados In: Anais... XXXVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, Gramado, RS, 2005.

ZANCAN, C.; SANTOS, P. C. F.; CRUZ, N. J. T. Mecanismos de cooperação na formação de redes de cooperação: Associação dos produtores de vinhos finos do vale dos vinhedos. Revista de Ciências da Administração, Santa Catarina, v. 15, n. 36, p. 193-209, ago. 2013.

Published

2019-03-12

How to Cite

SILVA, L. L. da; BARBOSA, M. de F. N.; BARBOSA, E. M.; MACRI, L. M. S. R.; OLIVERA, M. M. Fatores relevantes da formação de redes de cooperação: um estudo de caso no setor supermercadista de Sousa-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 61–75, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6634. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

CIÊNCIAS AMBIENTAIS