O retorno do popular na educação ambiental e do campo – pela perspectiva da sociologia rural e ambiental
Palavras-chave:
Acrevi, Educação Popular e Ambiental, Catadores de lixoResumo
A crise socioambiental é uma das expressões da questão social que tem alcançado significativa visibilidade na sociedade contemporânea mediante o agravamento dos problemas ambientais. A relação sociedade/meio ambiente é o que move a emersão da questão ambiental com um caráter globalizado, característica do modo de produção capitalista que acelera o consumo de materiais descartáveis e amplia o acúmulo de lixo. Nosso estudo tem como referência a Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI), situada na cidade de Mossoró/RN, no Bairro Nova Vida, município marcado pela expansão urbana, a qual desdobra-se em diversos problemas socioambientais. Analisa-se quais as concepções de Educação Ambiental dos associados da ACREVI. Para fundamentar o nosso trabalho partimos de uma revisão bibliográfica pautada na perspectiva freireana, pelo motivo desta nos possibilitar o mergulho na história dos associados de forma crítica, além de resgatar o humanismo esquecido na sociabilidade do capital.Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9. 795 de 27 de abril de 1999. Dispõe
sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de
Educação Ambiental e dá outras providencias. Ministério
do Meio Ambiente. Consultoria Jurídica. In: Legislação
Ambiental Básica. Brasília: Ministério do Meio Ambiente,
UNESCO, 2008. p. 199-202.
CARVALHO, I.C.M.C. Educação ambiental: a
formação do sujeito ecológico. 3 ed. São Paulo: Cortez,
CARVALHO, I.C.M.C. A questão ambiental e a
emergência de um campo de ação político-pedagógica.
Luan Gomes dos Santos de Oliveira, et al
Rev. Bras. de Gest. Amb. (RBGA) Pombal, PB – Brasil 13(03) 53-58,
com
In: LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO,
R.S. (orgs). Sociedade e Meio Ambiente: a educação
ambiental em debate. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p.54-
COMISSÃO Mundial Sobre o Meio Ambiente e
Desenvolvimento – CMMAD. Nosso Futuro comum.
Tradução de “Our Common future”. 2 ed. Rio de Janeiro,
RJ: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
FERREIRA, L.C. Ideias para uma Sociologia da
Questão Ambiental no Brasil. São Paulo: Annablume,
FIGUEIREDO, J.B.A. Educação Ambiental dialógica
e representações sociais da água em cultura sertaneja
nordestina: uma contribuição à consciência ambiental
em Irauçuba – CE (Brasil). São Carlos-SP: UFSCar,
Tese (Doutorado em Educação Ambiental).
FOLADORI, G. O Capitalismo e a crise ambiental.
Raízes, ano XVIII, Nº 19. Curitiba, 1999.
GUIMARÃES, M. Armadilha paradigmática na
educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B. et al.
Pensamento Complexo, dialética e educação ambiental.
São Paulo: Cortez, 2006.
LAYRARGUES, P. O cinismo da reciclagem: o
significado ideológico da lata de alumínio e suas
implicações para a educação ambiental. In:
LOUREIRO, C.F.B. et al. Educação Ambiental:
repensando o espaço da cidadania. 2 ed. São Paulo:
Cortez, 2002.
LAGO, A.; PÁDUA, J.A. O que é Ecologia. São Paulo:
Brasiliense, 1985.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade,
racionalidade, complexidade. Trad. de Lúcia Mathilde
Endlich Orth. 5. ed.Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
LIMA, G.F.C. Formação e dinâmica do campo da
Educação Ambiental no Brasil: emergência,
identidades, desafios. Campinas(SP): UEC, 2005. (Tese
de Doutorado em Ciências Sociais).
LOUREIRO, C.F. Teoria Social e Questão Ambiental:
pressupostos para uma práxis crítica em Educação
Ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES,
P.P.; CASTRO, R.S. (orgs). Sociedade e Meio Ambiente:
a educação ambiental em debate. 4. ed. São Paulo: Cortez,
p. 07-51.
MORIN, E. Terra-Pátria. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
SAUVÉ, L. Cartografias da Educação Ambiental. In:
SATO, M.; CARVALHO, I.(Org.). Pesquisa em Educação
Ambiental. São Paulo: Rima, 2005.
SOFFIATI, A. Fundamentos filosóficos e históricos
para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In:
LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO,
R.S. (Org.). Educação Ambiental: repensando o espaço da
cidadania. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
ZANETI, I. Educação Ambiental, Resíduos Sólidos
Urbanos e Sustentabilidade: Um estudo de caso sobre o
sistema de gestão de Porto Alegre-RS. Brasília: UnB,
(Tese de Doutorado em Desenvolvimento
Sustentável)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess