SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA ABORDAGEM SOBRE A FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

Autores/as

  • Maria das Dores Pereira Ribeiro UEPB
  • Felipe César da Silva Brito UEPB

Palabras clave:

Agricultura Familiar. Agricultura Orgânica. Sustentabilidade.

Resumen

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa, que teve por objetivo geral avaliar como os agricultores do município de Patos, Estado da Paraíba, vêm promovendo o processo de transição da agricultura familiar para a agricultura sustentável. No contexto atual, a agricultura familiar vem se mostrando como uma das melhores formas de ocupação do espaço rural, podendo favorecer o cumprimento de exigências sociais, como a geração de emprego e renda, e ambientais, como a conservação da biodiversidade. Entretanto, quando se aborda o termo agricultura sustentável, se está falando de estilos de agricultura de bases ecológicas que atendam a requisitos de solidariedade entre as gerações atuais e destas para com as futuras gerações. A agricultura sustentável tem uma base ecológica, inspirada na agroecologia, sob uma perspectiva social, econômica e cultural. Os dados colhidos através da presente pesquisa revelam que quase todos os agricultores possuem conhecimento sobre o que é sustentabilidade, bem como quanto à agricultura sustentável. Pode-se perceber que uma grande parte dos entrevistados já vem colocando em ação práticas sustentáveis, objetivando desenvolver a chamada agricultura orgânica. A significativa conclusão proporcionada pela realização desta pesquisa resume-se ao fato de que entre os agricultores que participam da ‘Feira de Agricultura Familiar’, no centro da cidade de Patos, Estado da Paraíba, já existe um interesse em promoverem a agricultura sustentável, fato que demonstra que a sustentabilidade está deixando de ser um discurso utópico e ganhando forma até mesmo entre aqueles que possuem pouca instrução e retiram da terra o sustento de suas famílias, além de contribuírem com uma significativa parcela dos produtos que chegam à mesa da população brasileira. Entretanto, identificou que dentre os principais obstáculos que os agricultores familiares do município em estudo enfrentam para promoverem a agricultura sustentável destacam-se a falta de uma assistência técnica por parte dos organismos de governo e as condições adversas do clima e a baixa qualidade dos solos da região.

 

Palavras-chave: Agricultura Familiar. Agricultura Orgânica. Sustentabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria das Dores Pereira Ribeiro, UEPB

Bacharela em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Patos-PB

Felipe César da Silva Brito, UEPB

Professor da Universidade Estadual da Paraíba, mestre em Economia Rural

pela Universidade Federal da Paraíba

Publicado

2016-01-01

Cómo citar

RIBEIRO, M. das D. P.; BRITO, F. C. da S. SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA ABORDAGEM SOBRE A FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 72–81, 2016. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4319. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a