Percepção ambiental sobre o descarte de fármacos no bairro Célio Miranda, Paragominas-PA

Autores/as

Palabras clave:

Drogarias. Fármacos. Logística reversa. Medicamentos vencidos.

Resumen

O uso de fármacos para automedicação e a facilidade de aquisição destes, gera um incremento em unidades vencidas ou não utilizadas totalmente em locais inadequados e causam impactos ambientais. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a percepção ambiental quanto ao descarte de fármacos vencidos ou não totalmente utilizados e os impactos ambientais que essa ação causa ao meio ambiente, e a prática ou não, da logística reversa, em cinco drogarias e uma farmácia de manipulação localizadas no bairro Célio Miranda, Paragominas-PA. O método empregado foi o indutivo, a amostragem foi probabilística simples (noventa indivíduos amostrados = 10%). Os dados coletados, durante sete dias do mês de setembro de 2017, com aplicação de noventa e seis formulários de caráter misto, para obtenção de dados acerca da percepção ambiental quanto a esse tipo de impacto. A análise dos dados obtidos indicaram que a percepção ambiental dos individuos amostrados, é baixa, devido ao descarte inadequado (72,2%) dos fármacos, ou seja, no lixo comum (90%), mas sabem da ocorrência de impacto ambiental (74,4%) dessa ação, e justificaram que a ausência de informações (62,2%) é o principal fator para que isso ocorra, além da falta de pontos de coleta (19%), pois, na área pesquisada, não há pratica da logística reversa (100%). Logo, a baixa percepção ambiental dos indivíduos amostrados, está relacionado com a ausência da logística reversa, a falta de informações e um número maior de pontos de coletas dos fármacos vencidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana da Silva Pereira, Universidade do Estado do Pará

Engenheira Ambiental.

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Áreas de atuação: Ciência ambiental aplicada a Engenharia Ambiental; microbiologia ambiental; ecossistemas aquáticos; biologia ambiental; recuperação de áreas degradadas e fontes e controle de poluição mineral.

Publicado

2017-06-01

Cómo citar

PEREIRA, A. da S.; JUNIOR, A. P. Percepção ambiental sobre o descarte de fármacos no bairro Célio Miranda, Paragominas-PA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 73–81, 2017. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5534. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a