A urbanização, a formação de ilhas de calor e o uso de vegetação para o conforto térmico

Autores/as

Palabras clave:

Ambiente construído, Temperatura, Umidade relativa, Variáveis ambientais, Velocidade do vento.

Resumen

O rápido crescimento urbano tem provocado surgimento de ilhas de calor e alterações no microclima, a vegetação tem características capazes de mitigar esses efeitos negativos. O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento de três variáveis ambientais a partir de dados coletados no Campus VI Universidade do Estado do Pará – UEPA, Paragominas – PA. O método utilizado foi o indutivo, aplicado, quantiqualitativo e experimental. A coleta de dados foi efetuada durante doze horas por trinta dias. O tratamento estatístico dos dados (média e desvio padrão) ocorreu com o uso do software Excel 2010, e a Correlação de Pearson (software BioEstat 5.3). A análise dos dados obtidos indicou tendência de: elevação da temperatura atmosférica (1ºC a 2ºC), umidade relativa do ar (6% a 12%) e velocidade do vento (0,15 m/s a 2,59 m/s). Inversão entre temperatura e umidade relativa atmosférica (r = - 0,94); temperatura e velocidade do vento (r = - 0,55); paridade entre umidade relativa do ar e velocidade do vento (r = 0,81). Então, é necessária a conservação da vegetação, principalmente, em espaços urbanizados a fim de mitigar os efeitos das ilhas de calor, causados pela urbanização e melhorar a sensação térmica para a população que frequenta o local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrielly Sousa, Universidade do Estado do Pará

Graduanda de Engenharia Ambiental Campus VI Paragominas

Dryelly Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Granduanda de Engenharia Ambiental Campus VI - Paragominas - PA

Carlos Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduando de Engenharia Ambiental Camous VI Paragominas - PA.

Edmir Jesus, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Engenharia Florestal

Departamento de Engenharia Florestal.

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Áreas de atuação: Ciência ambiental aplicada a Engenharia Ambiental; microbiologia ambiental; ecossistemas aquáticos; biologia ambiental; recuperação de áreas degradadas e fontes e controle de poluição mineral.

Publicado

2018-04-02

Cómo citar

SOUSA, A.; RIBEIRO, D.; SANTOS, C.; JESUS, E.; JUNIOR, A. P. A urbanização, a formação de ilhas de calor e o uso de vegetação para o conforto térmico. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 16–22, 2018. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5723. Acesso em: 1 jun. 2024.

Número

Sección

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artículos más leídos del mismo autor/a